Formação profissional do professor de matemática: saberes essenciais que emergem de relatos docentes

Auteurs-es

  • Eliane Maria Pinto Pedrosa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Lusitonia Silva Leite
  • Rosália Maria Ribeiro de Aragão

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1666

Mots-clés :

licenciatura em matemática, formação profissional docente, relatos docentes

Résumé

Diante da complexidade dos problemas relacionados ao ensino de Matemática e à formação de futuros professores, é desafiador que se busque compreender questões relacionadas ao ensino e ao que pensam os professores formadores de professores. Esta investigação intencionou compreender aspectos considerados essenciais pelos professores-formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática para a formação de futuros professores neste campo científico. Pressupomos que exista nas práticas desses profissionais um substrato conceitual que exerce papel determinante nas ações docentes e nas possibilidades de desenvolvimento pessoal/profissional do professor. Partindo desse pressuposto, questionamos: Que concepções emergem dos relatos de professores de Matemática com relação aos aspectos por eles considerados essenciais para uma formação de qualidade desejável aos futuros professores deste campo de conhecimento? O lócus de investigação diz respeito aos Cursos de Licenciatura em Matemática do IFMA - São Luís – MA e CESBA/UEMA - Balsas – MA. Constituíram-se sujeitos dessa pesquisa três professores de matemática do Curso de Licenciatura em Matemática. Metodologicamente, optamos pela abordagem narrativa sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva. Utilizamos entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados destacam que as concepções manifestadas ainda revelam-se dificuldades de imbricação dos saberes didático-pedagógicos às especificidades dos saberes específicos.

Références

ARAGÃO, R. M. R. de. A interação fundamental do ensino e da aprendizagem: professor, aluno, conhecimento. Rev. Química Nova na Escola.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

CACHAPUZ, A.; PEREZ, D. G.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

CONNELLY, F. M. e CLANDDININ, D. J. Relatos de experiência e investigación narrativa In: LARROSA. J. (org.). Dejame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educacion. – Barcelona: Editoria Alertes, 1995.

CURY, H. N. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema, Rio Claro, v.12, n.13, p.29-43, 1999.

FIORENTINI, D. et. al. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos In: GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998.

MORAES, R. ; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de Matemática e Processos de Formação. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/DOCS-PT/1992ponte(Ericeira).doc. Acesso em 05 de jun. 2012.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

TARDIF, M. ; LESSARD, C. ; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIGOTSKY. L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fonte. 1989.

Téléchargements

Publié-e

2012-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos