É possível uma iniciação científica no ensino médio como projeto para divulgação da física moderna e comtemporânea?

Auteurs-es

  • Adílio Jorge Marques Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Claúdio Elias da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1671

Mots-clés :

ensino de ciências, astronomia

Résumé

É possível trabalhar temas de Física Moderna e Contemporânea FMC, na escola de Ensino Médio? Esta proposta visa a trazer a experiência com um projeto paralelo que chamamos originalmente de “Monitoria de Pesquisa Discente”, nos mesmos moldes da Iniciação Científica do Ensino Superior. A prática foi realizada no Colégio Santo Inácio RJ, durante os anos de 2004, 2005 e 2006. Desenvolvido extraclasse, o referido projeto mostrou funcionar também como facilitador para a disciplina, com abordagem de questões não discutidas amplamente em sala de aula, tais como: Astronomia; aspectos da Física Moderna; participação em olimpíadas nacionais; montagem eletrônica e experimentos diversos.

Références

ALVES, V. C.; O Lúdico como ferramenta no ensino de Física; Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física; pág. 992-1002; 2003.

CANALLE, J. B. G et all; Resultados da III Olimpíada Brasileira de Astronomia; v. 3; n. 2; p. 11- 16; 2002.

CANALLE, J. B. G.; O problema do ensino da órbita da Terra; Física na Escola; v. 4; n. 2; p. 12-16; 2003.

JÚNIOR, D. B.; Física Moderna; Ed. Companhia da Escola; 1ª edição; 118p.; 2002.

MARQUES, A. J., da SILVA, C. E.; Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio; Física na Escola; v. 6; n. 2; 2005.

MENEZES, L. C.; Uma Física para o novo Ensino Médio; Física na Escola; v. 1; n. 1; p. 6-8; 2000.

OSTERMANN, F.; Um texto para professores do Ensino Médio sobre partículas elementares; Revista Brasileira de Ensino de Física; vol. 21, n. 3; p. 415- 436; 1999.

OSTERMANN, F., RICCI, T. F.; Relatividade Restrita no Ensino Médio: contração de Lorentz Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de Física; Cad. Bras. Ens. Fís.; v. 19, n. 2; p. 176-190; 2002.

TAVOLARO, C. R. C., CAVALCANTE, M. A.; Física Moderna Experimental; Ed. Manole; 1ª edição; 119 p.; 2003.

SAB – SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA. Olimpíada brasileira de Astronomia. Disponível em: http://www.oba.org.br. Acesso em: 27/06/2005

OLIVEIRA FILHO, K.S; SARAIVA, M. F. O. Espectroscopia. Astronomia e Astrofísica (blog). Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/rad/espec/espec.htm. Acesso em: 27/06/2005.

Téléchargements

Publié-e

2006-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos