Panorama da educação brasileira: Contribuições para uma política baseada em evidências

Auteurs-es

  • Daísa Gomes do Rosário Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cristovam Wanderley Picanço Diniz

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1718

Mots-clés :

ensino superior, ensino médio, pós-graduação, formação de professores, política educaciona

Résumé

Este artigo reporta cenário recente da Educação Brasileira (Ensino Médio e Superior) analisando, principalmente, dados provenientes do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a relação destes com as políticas educacionais do país. Em conjunto, os dados apontam para a necessidade de se investir cada vez mais na formação avançada de professores de modo a torná-los capazes de enfrentar estes tempos de aprendizagem vitalícia e conhecimento descartável. Isso só será possível se os investimentos integrados em pesquisa educacional multi e transdisciplinar forem capazes de romper com as caixas especializadas das disciplinas, rompendo os limites que definem especialidades e metodologias.

Références

A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Maria Inês de Freitas Petrucci dos santos rosa, Roseli Pacheco Schnetzler. , vol.9, nº1, 2003.

ANDERY, Maria Amália Pie Abib (et. al.). Para compreender a ciência: uma perspectiva história. 11ª Ed. Rio de Janeiro: espaço e tempo; São Paulo: EDUC, 2002.

As ciências da educação. Eric Plaisance, Gerard Vergnaud. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

A educação científica e a situação do mundo: um programa de atividades dirigido a professores Daniel Gil-Perez [et al]. , v.9, nº1, 2003.

A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Gaudêncio Frigotto [et al]. Educação e Sociedade, vol.26, nº92, Outubro/2005.

Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Iria Brzezinski, Elza Garrido. . Nº 18, Set –Dez, 2001.

ÁVILA, Vicente Fidelis de. Pressupostos para a formação educacional em desenvolvimento local. Revista Internacional de desenvolvimento local, vol.1, nº1, setembro/2000.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Cartografias do trabalho docente: professor(a)- pesquisador(a). Corinta Maria Grisólia Geraldi, Dario Fiorentini, Elisabete monteiro de Aguiar Pereira (Orgs).Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

CHASSOT, Áttico. OLIVEIRA, Renato José de. Ciência, ética e cultura na educação . São Leopoldo (RS): Unisinos, 1998.

Ciência, ética e sustentabilidade. Marcel Bursztyn (Org.). São Paulo: Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2002.

Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. José André Peres Agotti, Milton Antônio Auth. Ciência e educação, vol. 7. nº 1, 2001.

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

DEMO, Pedro. Educação e conhecimento: relações necessárias, insuficientes e controversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2000.

Diferenças do Homogeneidade: elementos para estudos da política educacional em alguns países da América Latina. Maria de Fátima Feliz Rosar, Nora Ruth Krawczyk. Educação e Sociedade, ano XXII, nº 75,Agosto/2001.

DICKEL, Adriana. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. IN: Cartografias do trabalho docente: professor(a)- pesquisador(a). Corinta Maria Grisólia Geraldi, Dario Fiorentini, Elisabete monteiro de Aguiar Pereira (Orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

Docência na Universidade. Marcos T. Masetto. (Org.). São Paulo: Papirus, 1998.

Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação de formação de professores de ciência. Maria do Carmo Galiazzi, Roque Moraes. , vol. 8, nº 2, 2002.

Escola e universidade na pós-modernidade. José Camilo Dos Santos Filho, Silvia E. Moraes (Orgs.). – Campinas, SP: Mercado de Letras: FAPESP, 2000.

Ensino de ciências fundamentos e abordagens. Roseli Pacheco Schnetzler e Rosalia M. R. de Aragão.SP: CAPES/ UNIMEP,2000.

Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Marli André, Regina H. S. Simões, Janete M. Carvalho, Iria Brzezinski. Educação e Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro/1999.

Formação docente: Rupturas e possibilidades. Antonio Joaquin Severino, Ivani Catarina Arantes Fazenda (Org.). Campinas, SP: Papirus, 2002.

Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências. Léopold Paquay, Philippe Perrenoud, Marguerite Altet, Évelyne Charlier (Orgs.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz E Terra, 1997.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. La Formacion Del. Profesorado. Barcelona: Ediciones Paidós, 1994.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Indicadores de Qualidade para a Mobilização da Escola. Vera Masagão Ribeiro [et al]. Cadernos de Pesquisas, vol. 35, nº 124, Janeiro/Abril, 2005.

KINCHELOE, Joe L. A. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KNELLER, George F. A Ciência como Atividade Humana. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo: Ed. USP, 1980.

KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. São Paulo: editora da universidade estadual paulista, 1990.

KRASILCHIIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, 14 (1), 2000.

MARKERT, Werner. Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional. Educação e Sociedade, ano XXI, , nº 72, Agosto/2000.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação e sociedade, , ano XXII, nº 74, abril/2001.

MORAIS, João Francisco Regis de. Filosofia da ciência e da tecnologia: introdução metodológica e crítica. Campinas, SP: Papirus, 1988.

MEIS, Leopoldo de. Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana São Paulo; Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: 2002.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI.Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil,2002.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa América, LDA., 1996.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e sociedade, ano XXII, nº 74,Abril/2001.

Objetivos das atividades experimentais no Ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Maria do Carmo Galiazzi [et al]. Ciência e Educação, vol. 7, nº 2, 2001.

Pedagogia universitária: a aula em foco. . Ilma Passos Alencastro Veiga, Maria Eugênia L. M. Castanho (Orgs.) Campinas, SP: Papirus, 2000.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PICANÇO DINIZ, Cristovam Wanderley & GUERRA, Renato Borges. Assimetrias da educação superior brasileira: vários brasis e suas conseqüências – Belém – PA: EDUFPA, 2000.

PICANÇO DINIZ, Cristovam Wanderley & GUERRA, Renato Borges. [et al] A pesquisa e a Pós-Graduação Brasileira nas Diferentes Regiões: fundamentos para o Plano Nacional de Pós-Graduação. Texto de apoio ao PNPG 2005-2010, encomendado pela Comissão Nacional (CAPES). 2004. disponível em http://www.capes.org.br/capes/portal/ conteudo/10/pnpg.htm.

Pesquisa dos Educadores e Formação docente Voltada para a Transformação Social. Kenneth M. Zeicchner, Júlio Emílio Dini-Pereira. Cadernos de Pesquisa, v. 35, nº 125, maio/ago. 2005.

PIMENTA, Selma garrido. Pesquisa-ação crítico colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 31, nº 3, Set/Dez, 2005.

Política Educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Afrânio Mendes Catani [et al] ano XXII, nº75, Agosto/2001.

Política Curricular como Política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa. Ozenira Vitor de Oliveira [et al]. Revista Brasileira de Educação, nº 28, Janeiro/Abril, 2005.

Por uma Formação Inicial de Professores de Qualidade. Documento de Trabalho da Comissão Ad Doc do CRUP para a Formação de Professores. Portugal: 2003.

Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Clemont Gauthier [et al]; RS: Ed. UNIJUÌ, 1998.

Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Marília Costa Morosini. (Org.). Brasília: Plano Editora, 2001.

Profissão Professor. Antônio Nóvoa (Org.) Portugal: Porto Editora, 1991.

ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. Belém [S.N.], 2005.

Relatório Resumido da Cúpula Latino - Americana de Educação Básica, 2001.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. Educação escolar: que prática é essa? Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SANTOS, Boaventura De Sousa. A Crítica Da Razão Indolente: Contra O Desperdício Da Experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOMÉ . J . T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SAVATER, Fernando. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SCHMIDT, Benício Viero. Entre escombros e alternativas: ensino superior na América Latina. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 2000.

THAYER, Willy. A Crise Não Moderna Da Universidade Moderna. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

THUILLIER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

WOLF, L.; CASTRO, C. Secondary Education in Latin America and the Caribbean:the challenge of growth and reform. Washington, DC: IDB, 2000.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

V Plano Nacional de Pós- Graduação: subsídios apresentados pela ANPED. Revista Brasileira de Educação, nº27, Set-Dez, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2009-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos