Práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de teses e dissertações

Auteurs-es

  • Marilac Luzia de Souza Leite Sousa Nogueira UNICAMP
  • Jorge Megid Neto UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i18.2020

Mots-clés :

prática pedagógica, interdisciplinaridade, anos iniciais do ensino fundamental, estado da arte

Résumé

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se propôs a analisar práticas escolares interdisciplinares desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental, tratadas em teses e dissertações brasileiras, com a intenção de elucidar práticas pedagógicas diferenciadas da convencional. Foram analisadas pesquisas compreendidas entre os anos de 1987 a 2005, identificadas a partir do Banco de Teses da CAPES. Obteve-se um total de 2.503 trabalhos, dentre os quais 489 trataram de temas voltados para a educação escolar. Com base na leitura dos resumos, identificamos 49 pesquisas que abrangeram a primeira fase do ensino fundamental e, destas, apenas 14 abrangeram práticas pluridisciplinares ou interdisciplinares. Estas foram analisadas com base nos seguintes descritores: instituição, ano de defesa, grau acadêmico, série escolar, disciplinas abrangidas, métodos e estratégias de ensino, nível de integração curricular, recursos e materiais didáticos, referencial metodológico de ensino, público envolvido e tipo de interação entre ele, nível de integração disciplinar (multidisciplinar, pluridisciplinar ou interdisciplinar), o que nos possibilitou oferecer um panorama crítico-analítico das pesquisas que tratam da questão interdisciplinar nesse nível de escolaridade

Références

DESCARTES. René. Discurso sobre o Método. Trad. de Torrieri Guimarães. São Paulo: Hemus, 1975. 100 p.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995. 174 p.

FERREIRA, Norma Sandra de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 1-16, ago. 2002.

HECKHAUSEN, Heinz. Disciplina e interdisciplinaridade. In: POMBO, Olga et al. (Orgs.). Interdisciplinaridade – Antologia. Porto: Campo das Letras. 2006. p. 79-90.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220 p.

MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

PIAGET, J. L’Epistemologie des Relations Interdisciplinaires. L’Interdisciplinaireté: problèmes d’enseignement et de recherche dans les universités. Centre pour la recherche et l’innovation dans l’enseignement. Paris: OCDE, 1972. p. 131- 144.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989. 151 p.

TEIXEIRA, Paulo M. M.; MEGID NETO, Jorge. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2. 2006.

ZOBÓLI, Graziela Bernardi. Um projeto de integração à luz da interdisciplinaridade. 1992. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, PUC-SP, São Paulo, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos