A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr

Auteurs-es

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2137

Mots-clés :

ensino de química, história e filosofia da ciência, teoria atômica

Résumé

Este artigo apresenta uma síntese da história do desenvolvimento das Teorias Atômicas no período anterior e posterior a construção do laboratório de Cavendish em 1874, localizado na Universidade de Cambridge na Inglaterra. Tem por objetivo mostrar que a construção dessas teorias contou com a colaboração de diferentes gerações de pesquisadores, o que caracteriza a ciência como uma construção humana paulatina e não linear. A história da ciência se constituiu como uma importante alternativa para o ensino da ciência. Neste recorte privilegiaram-se os pesquisadores que tiveram seus estudos ligados de alguma forma a este laboratório. Conclui-se argumentando sobre o quanto o conhecimento deste recorte pode contribuir para o entendimento de como a ciência é constituída, contribuindo, portanto, para a compreensão da ciência como produto de uma atividade humana e coletiva.

Bibliographies de l'auteur-e

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Química: Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, transposição didática, EaD, ensino de ciências e material didático de química.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006) também pela UFSC. Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Coordenadora Institucional do PIBID/UFPR. Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Formação de Professores de Química, História da Disciplina Escolar Química, Ensino de Química e História e Filosofia da Ciência.

Références

BELTRAN, Maria Helena Roxo, SAITO, Fumikazu, TRINDADE, Laís dos Santos Pinto. História da ciência – tópicos atuais. Editora livraria da física. 1ª Edição. 2011.

BOHR, Niels. Sobre a constituição de átomos e moléculas. In: Textos Fundamentais da Física Moderna: II Volume. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1963.

Briccia, V.: Carvalho, Ana Maria Pessoa de. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Eletrónica Enseñanza de las Ciencias. 2011, V. 10, n. 1, p. 1-22.

CARUSO, F. OGURI, V. Física moderna: origens clássicas e fundamentos quânticos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2006.

CONN, G. K. T. TURNER, H. D. The evolution of the nuclear atom. Londres: Iliffe Books. 1965.

FITZPARTRICK, T. C. WHETHAM, W. C. D. The building of the laboratory. In: A History of Cavendish Laboratory (1871 – 1910). Londres: LONGMANS, GREEN.1910.

KAZUMI, Munakata. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Educação e Pesquisa. V. 30, n. 3, p. 513- 529, 2004.

KÖHNLEIN, Janete F. Klein. PEDUZZI, Luiz O. Q. Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V. 22, n. 1, p. 26-70, 2005.

LOBATO, César de Barros. Misturas e combinações químicas: estudos e explicações atômicas de John Dalton (1766 – 1844). Dissertação de Mestrado. PUC-SP. São Paulo. 2007.

LOPES, Cesar Valmor Machado. Modelos atômicos no inicio do século XX: da física clássica a introdução a física quântica. Tese de Doutorado. PUC-SP. São Paulo. 2009.

LOPES, Alice R. Casimiro. Livros Didáticos: Obstáculos aos aprendizados da ciência química. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos Avançados em Educação-FGV. 1990.

LOGUERCIO, Rochelle. DEL PINO, José Cláudio. Contribuições da história e filosofia das ciências para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química. ACTASCIENTIAE. V. 8, n. 1, p. 67 – 77, jan/jul. 2006, Canoas.

MARQUES, Deividi Marcio. Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial. Tese de Doutorado. Bauru, 2010.

MATTHEWS, M. R. Historia, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. V. 12, n. 3, p. 164-214. 1995.13.

MORTIMER, Eduardo Fleury. O ensino de estrutura atômica e de ligação química na escola de 2º grau: Comédia, tragédia ou comédia? Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação-UFMG. 1988.

NIAZ, Mansoor. From cathode rays to alpha particles to quantum of action: a rational reconstruction of structure of the atom and its implications for chemistry textbooks. Science Education. V. 82 (5), p. 527 – 552. 2008.

PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. O uso da História da Ciência no ensino: considerações e críticas. In: PIETROCOLA, Maurício. Ensino de Física: conteúdo, metodologia, e epistemologia numa concepção integradora. Editora da UFSC, cap.7, p.151-170, 2001.

QUINTANILLA, Mario. CUÉLLAR, Luigi. CAMACHO, Johana. La história del átomo en los libros de texto didáctica de una propuesta de innovación construida desde una visión naturalizada de la ciencia. Nova Época. V. 1 (2), p. 97 – 107, 2008.

VIANA, Hélio E. B. A Construção Atômica da Teoria de Dalton como Estudo de Caso – e algumas reflexões para o ensino de química. Dissertação de Mestrado. FE-USP. São Paulo. 2007.

Téléchargements

Publié-e

2015-06-30