Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas

Auteurs-es

  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Goiás
  • José Luiz Goldschmidt Júnior
  • Angela Michelotti
  • Vagner Silva
  • Elgion Lucio da Silva Loreto

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2188

Mots-clés :

conceitos prévios, higiene, metodologia de ensino

Résumé

Este artigo relata a investigação sobre higiene, com uma amostra de 19 alunos de anos iniciais em uma escola privada de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem por objetivo investigar as concepções espontâneas sobre a higiene e identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de crianças na área da saúde. Como método de estudo, foi aplicada uma atividade prática com a turma pesquisada. As principais percepções assinalam que atividades práticas desenvolvidas facilitam a aprendizagem, possibilitam maior envolvimento, permitem momentos de distração, possibilitam revisão de conteúdos e necessitam de conhecimentos prévios. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.

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Publié-e

2013-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos