História do ensino da aritmética no final do século XIX: uma análise da obra de Antonio Bandeira Trajano

Auteurs-es

  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Tatiane Aparecida Maranhão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2297

Mots-clés :

Antonio Trajano, ensino da aritmética, história do livro didático, método intuitivo

Résumé

Este artigo aborda a temática da história da educação matemática brasileira, definindo como objetivo a tarefa de pesquisar a produção e a circulação da obra didática intitulada Aritmética Elementar Ilustrada, de Antônio Bandeira Trajano, lançada em 1879. Sucessivas reimpressões dessa obra circularam pelo país por mais de oito décadas, atingindo a 140ª edição, em 1964, pela Livraria Francisco Alves. Para realizar esse objetivo foram também consultados programas de ensino, relatórios ministeriais e outros textos didáticos do mesmo período. Essas fontes foram analisadas a partir dos conceitos articulados de disciplinas e culturas escolares, propostos por André Chervel, assim como a noção apropriação, proposta por Roger Chartier, visando articular a referida obra didática com a produção de outros autores da mesma época. Foi possível constatar a existência de uma maneira metodológica particular, produzida pelo autor, inserida no vácuo de um momento de expansão inicial da educação primária escolar brasileira. As práticas sugeridas pelo autor caracterizam-se como uma das primeiras tentativas de aplicar, no contexto no ensino primário da matemática do Brasil, o método de ensino intuitivo, tema presente no debate pedagógico da época. Essa visão metodológica estava inserida em uma clara posição pragmática conduzida com certo zelo no tratamento dos conceitos matemáticos relativos aos conteúdos da aritmética elementar.

Références

ALMEIDA, José Ricardo Pires de. A instrução pública no Brasil (1500-1889). Tradução Antonio Chizzotti. Guedes, Maria do Carmo. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2000.

BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1895. 2V.

BUISSON, Ferdinand. Conférence sur l'enseignement intuitif, faite aux Instituteurs délégués à L'Exposition Universelle en 1878. (Paris). Tradução de Maria Helena Camara Bastos. Revista História da Educação. Vol. 17, n. 39. Santa Maria. 2013.

CALKINS, Norman. Primeiras Lições de Coisas. Versão da 40ª edição por Rui Barbosa. Imprensa Nacional Rio de Janeiro. 1886.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados IEA – USP, São Paulo, vol. 11, n. 5 pp. 173 – 191, 1991.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2. Porto Alegre: 1990, pp 177 – 229.

CHERVEL, André. La Culture Scolaire. Paris, Editora Belin, 1998.

CHOPPIN, Alian. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004.

CORREA, Carlos Humberto. Circuito do livro escolar: elementos para a compreensão de seu funcionamento no contexto educacional amazonense (1852 – 1910). Tese de Doutorado defendia na Unicamp. Campinas: 2006.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Forense, Rio de Janeiro: 2002.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, Vozes: 2007. JULIA, Dominique. A cultura escola como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, no 01 janeiro a julho. São Paulo, 2001.

MATTOS, Alderi S.. Os Pioneiros Presbiterianos do Brasil (1859-1900): Missionários, Pastores e Leigos do Século 19. 1ª. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

MARANHÃO, Tatiane A. A resolução de problemas, que envolvem divisão, por estudantes de cursos de pedagogia. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2010.

MOACYR, Primitivo. A instrução e as Províncias (1934 - 1889). Volume 1, Companhia Editora Nacional. Rio de Janeiro: 1939.

PFROMM NETTO, Samuel; DIB, Claudio Zaki; ROSAMILHA, Nelson. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974.

RAZZINI, Márcia de Paula Gregório. A Livraria Francisco Alves e a expansão da escola pública em São Paulo. I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro. UFF, 2004.

TRAJANO, Antonio Bandeira. Um breve relato. Artigo publicado no Jornal O Puritano, Rio de Janeiro: edição de 08 de fevereiro de 1900.

VALDEMARIN, Vera Tereza. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cad. Cedes vol. 20 n. 52 Campinas: 2000.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos