Mudanças de concepções atitudinais sobre a natureza da ciência e tecnologia em estudantes da escola básica após intervenção didática

Auteurs-es

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ángel Vázquez Alonso Universidad de las Islas Baleares
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2317

Mots-clés :

ensino de ciências, sequência de ensino e aprendizagem, natureza da ciência e da tecnologia

Résumé

Esta investigação envolveu problemas relacionados ao ensinar com qualidade temas da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) relacionados com validação do seu conhecimento e como funciona no mundo atual. O objetivo foi mostrar a possibilidade de ensinar e avaliar questões e aspectos inovadores da compreensão da NdC&T a partir de uma intervenção didática realizada em sala de aula com auxílio de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA). O desenho metodológico foi uma intervenção-experimental, pois reúne etapas de pré-teste -intervenção didática - pós-teste, com um grupo experimental e grupo controle. Foram sujeitos da pesquisa estudantes da Escola Básica de uma cidade localizada no Sul do Estado de Minas Gerais. Entre os resultados verifica-se uma melhora expressiva do pré-teste para o pós-teste com o grupo experimental, e uma modesta melhora com o grupo controle. Como contribuição essa pesquisa inclui a própria SEA e os instrumentos de avaliação, sendo que se pode constatar sua funcionalidade, tornando-se transferíveis para ensino de Ciências. Concluímos que através da atividade desenhada, realizada e avaliada em sala de aula, possibilitou aos estudantes alcançar uma melhora nas concepções atitudinais acerca da NdC&T.

Références

ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ-ALONSO, A.; PAIXÃO, M. P.; ACEVEDO, P. MANASSERO-MAS, M. A. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/01.pdf. Acesso em: 22 abril 2012.

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CAAMAÑO, A. La elaboración y evaluación de modelos científicos escolares es uma forma excelente de aprender sobre la naturaleza de la ciência. In: PEDRINACI, E.; CAMAÑO, A.; CAÑAL, P.; PRO, A. 11 ideias clave El desarollo de la competência científica. Barcelona: GRAÓ, 2012, p. 105-126.

ECHEVERRÍA, J. De la filosofía de la ciencia a la filosofía de la tecnociencia. Daímon Revista Internacional de Filosofía, v. 50, p. 31-41, 2010.

EL-HANI, C. N. Uma ciência da organização viva: organicismo, emergentismo e ensino de biologia. In: SILVA FILHO, Waldomiro et al. (Orgs.). Epistemologia e ensino de ciências. Salvador, BA: Arcádia, 2002. p. 199-242.

HICKS, D.; HOLDEN, C. Visions of the Future: Why we need to teach for tomorrow, Stoke-on-Trent, Trentham Books, 1995.

MANASSERO-MAS, M. A. El proyecto Iberoamericano de evaluación de actitudes relacionadas com la ciência, la tecnologia y la sociedad (PIEARCTS): um estudio de investigación cooperativa. Em: MACIEL, D. M.; AMARAL, C. L. C.; GUAZZELLI, I. R. B. (Eds.), Ciência, Tecnologia & Sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010, p. 13-42.

SEPINI, R. P.; MACIEL, M. D. Mudanças conceituais apresentadas por estudantes de graduação após intervenção didática com enfoque na natureza da ciência e tecnologia. Revista Uni-Pluri/versidad, v. 14, n. 2, p. 750-756.

SOUZA, Ó. C. Aprender e ensinar: significados e mediações. In: TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Makenzie, 2003.

TEIXEIRA, S. R. Competências profissionais do professor de ciências construídas no processo de formação e nas situações de trabalho. 2007. 169f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.

VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A.; ACEVEDO-DIAZ, J. A. An Analysis of Complex Multiple-Choice Science-Technology-Society Items: Methodological Development and Preliminary Results. Science Education, v. 90, n. 4, p. 681-706, 2006. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20134/pdf. Acesso em: 12 dez. 2013.

VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A. Enseñanza y aprendizaje sobre la naturaleza de la ciencia y tecnología (eancyt): una investigación experimental y longitudinal. 2011. Disponível em: https://eancyt.libreduca.com/?lang=en. Acesso em: 28 jan. 2012.

VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A. La selección de contenidos para enseñar naturaleza de la ciência y tecnologia (parte1): uma revisión de las apotaciones de la investigación didáctica. Revista Eureka sobre Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 2-31, 2012. Disponível em: http://reuredc.uca.es/index.php/tavira/article/viewFile/137/pdf_82. Acesso em: 19 dez. 2013.

VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A. Una secuencia de enseñanza-aprendizaje sobre un tema socio-científico: análisis y evaluación de su aplicación en el aula. Revista Didáctica de la Química, v. 25, n.1, p. 190-202, 2014. Disponível em: www.educacionquimica.info/include /downloadfile.php?pdf=pdf1497.pdf&download=1. Acesso em: 17 set. 2014.

VÁZQUEZ–ALONSO, Á.; MANASSERO-MAS, M. A.; BENNÀSSAR-ROIG, A. (Comp.) Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología. Palma de Mallorca, Autor, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos