Bases teórico-epistemológicas do desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva catastrófica (DPDPC)
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2370Mots-clés :
aprendizagem docente, formação de professores de matemática, desenvolvimento profissional, teoria das catástrofesRésumé
Este artigo objetiva discutir ideias e tecer relações entre os componentes teóricos da Experiência, Aprendizagem, Socialização, Desenvolvimento Profissional Docente e a Teoria das Catástrofes. Adotamos os procedimentos usuais de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, nos moldes de um ensaio teórico. Como resultado, evidenciamos que o Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (DPDPC) é um processo de construção de identidades profissionais, fazendo parte da socialização do professor, e constitui um processo de conversão, de reconhecimento num dado momento e num dado espaço de legitimação das identidades relacionadas com conhecimentos, competências, imagens e valores que dão forma ao contorno inteligível das praxeologias docentes.Références
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