Relações sociais da Ciência e da Tecnologia: percepções dos professores de formação técnica participantes do PARFOR
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2371Mots-clés :
ciência, tecnologia e sociedade, formação de professores, alfabetização científica e tecnológica (ACT), educação tecnológicaRésumé
Apresenta-se, neste artigo, um estudo sobre a percepção dos professores de formação técnica, participantes do curso PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia. O estudo foi realizado com 15 professores, de diversas disciplinas. A abordagem metodológica foi a pesquisa quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados pautou-se no questionário com perguntas abertas. Os principais resultados evidenciam que a grande maioria dos professores apresentou uma visão bastante restrita acerca da ciência e da tecnologia e que consideram que o desenvolvimento científico e tecnológico sempre traz benefícios para a população, própria da visão tradicional/clássica, positivista. Foi evidenciada a necessidade de se promover reflexões sobre as questões sociais da ciência e da tecnologia na educação tecnológica, a fim de formar profissionais conscientes de suas responsabilidades enquanto cidadão em uma era altamente tecnológica. Salienta-se que tais resultados estão registrados na dissertação de mestrado intitulada Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT), por meio do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de filmes comerciais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, Brasil.Références
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis:UFSC, 1998. 319 p.
BAZZO, W. A. PEREIRA, L. T. do V. e VON LINSINGEN, I. Educação Tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2000.
CARRERA, A. D. Nuevas tecnologias y viejos debates: algunas ideas sobre La participación social. Ingenieria sin fronteras - Revista de Cooperación. nº 14. 2001. I.S.S.N. 1139- 5532. científica. Disponível em: http://socios.ingenieriasinfronteras.org/revista/articulos/14/revista14.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2012.
CEREZO J. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, Lucy W. Dos; ICHIKAWA, Elisa Y.; SENDIN Paulo V.; CARGANO, Doralice de F (orgs). Ciência, Tecnologia e Sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002, pp. 03-39.
CUTICLIFFE, S. Ciencia tecnologia y sociedade: um campo interdisciplinar. Universidade la educaciony en la Gestión publica, Barcelona: Anthoropos, 1990.
DAVANÇO, S. A implantação do ensino médio integrado no estado do paraná: a difícil superação da cultura da dualidade. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná, 2008.
GARCIA, M. I. González; CEREZO, J. A López y LOPEZ, J. L. Ciencia v Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos, 1996.
GONZÁLEZ GARCÍA, M. I.; LÓPEZ CEREZO, J. A., e LÓPEZ, J. L. (1996): Ciencia, tecnología y sociedad. Madrid: Tecnos.
GORDILLO, M. M; RAMIREZ, R. A. ÁLVAREZ, A. C.; GARCÍA, E. F.. Ciencia, tecnología y sociedad. Madrid: Grupo Editorial Norte, 2001. 258 p.
HARGREAVES, A. (2003). Teaching in the knowledge society: education in the age of insecurity. London: Open University Press.
MARTÍN GORDILLO, Mariano, ARRIBAS RAMÍREZ, Ricardo, CAMACHO ÁLVAREZ, Ángel e FERNÁNDEZ GARCÍA, Eloy (2001): Ciencia, tecnología y sociedad. Madrid: Grupo Editorial Norte.
McCONNELL, M. C. Teaching about science, technology and society at the secondary school level in the United States: an education dilemma for the 1980s. Studies in Science Education, nº 9, p.1-32, 1982.
MITCHAN, C. THINKING THROUGH TECHNOLOGY: THE PATH BETWEEN ENGINEERING AND PHILOSOPHY : CHICAGO. UNIVERSITY THE CHICAGO PRESS, 2003.
NÚÑEZ, J. La ciencia y la tecnología como procesos sociales: lo que la educación científica no debería olvidar. La Habana: Editorial Felix Valera, 1999. Disponível em: http://www.oei.es/salactsi/nunez01.htm. Acesso em: 29 janeiro. 2013.
PINHEIRO, N. A.P, Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
REINACH, F. O projeto da Lei de Biossegurança tira a autonomia da CTNBio? Sim: Sobre segurança e responsabilidade, artigo de Fernando Reinach 2003. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=14974 Acesso em: 03 jan. 2012.
RICARDO, E. C. Educação cts: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar, ciência & ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.
RUBBA, P. A.; WIESENMAYER, R. L. Golas and competencies for precollege STS education: recommendations based upon recent literature in environmental education. Journal ofen vironmental Education, v.19, nº 4, p.38-44, 1988.
SANMARTÍN, J.; ORTÍ, A. Evaluación de tecnologias. In: SANMARTÍN, J. et al. Eds. Estudios sobre sociedad y tecnologia. Barcelona: Anthropos, 1992. 91.
SANTOS, W. L. P, et AL; Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências, Revista Ciência & Educação, v.7, nº1, p.95-111, 2001.
SANZ, J. A. M. e CEREZO, J. A. L. Participación pública en política científica y tecnológica. In: ALONSO, Andoni; AYESTARÁN, Ignacio y URSÚA, Nicanor (coord.). Para comprender Ciencia, Tecnología y Sociedad. Spain: Editorial Verbo Divino, 1996, pp. 287-296.
SAREWITZ, D., Frontiers of llusion. Science, tecnology, and the politics of progress, Philadelphia: Temple University Press. first published May 1st 1996. 256 p.
SILVEIRA, R. M. C. F. Inovação tecnológica na visão dos gestores e empreendedores de incubadoras de empresas de base tecnológica do Paraná (IEBT-PR): desafios e perspectivas para a educação tecnológica. Tese (doutourado em educação científica e tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SILVEIRA, R. M. C. F., BAZZO, W. P, Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica, Ciênc. educ. (Bauru) vol.15, nº 3, Bauru 2009.
WAKS, L. J. Educación em ciencia, tecnología y sociedad: orígenes, dessarrollo sínter nacionales y desafios actuales. In: MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. (Eds.). Ciencia, tecnología y sociedad: estudios interdisciplinares em La universidad, em laeducación y em la gestión pública. Barcelona: Anthropos / Leioa (Vizcaya): Universidaddel País Vasco, 1990. p.42-75.