Representações sociais de meio ambiente: um estudo com licenciandos de diferentes cursos da UEPA, campus Altamira
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2421Mots-clés :
meio ambiente, representação social, licenciandosRésumé
O entendimento sobre o ambiente pode ter significado expressivo na prática social. Isso nos leva a questionar como acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade pública compreendem o meio ambiente. Com esta pesquisa, buscou-se analisar as representações sociais de meio ambiente de licenciandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Altamira, estabelecendo um comparativo entre os diferentes cursos. A metodologia utilizada fez uso da técnica de evocação livre de palavras, baseada na Teoria do Núcleo Central, além da aplicação de questões subjetivas que foram submetidas à Análise de Conteúdo. Identificamos que os licenciandos dos cursos de Ciências Naturais/Biologia e Educação Física possuem representação de meio ambiente relacionada à conscientização e preservação da natureza, semelhantemente aos acadêmicos de Matemática. Já os licenciandos de Ciências Naturais/Química demonstraram uma concepção de meio ambiente como sinônimo de natureza vinculada aos problemas ambientais. Conclui-se que as representações sociais dos licenciandos estão relacionadas à abordagem ambiental vivenciada durante a graduação, podendo haver influências de outros grupos sociais, dos quais participaram ou participam. Consideramos importante que futuros professores compreendam o meio ambiente interdisciplinarmente, englobando os múltiplos aspectos relacionados a ele, uma vez que a representação social do educador possui relação direta com as suas práticas pedagógicas.Références
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. Ed. São Paulo: Cintrão, 1977.
BONNEC, Y.; ROUSSIAU, N.; VERGÈS, P. Categorical and prototypical analysis: A study on the qualityprocess in hospital institutions. European review of applied psychology, v. 52, n. 3/4, p. 213-220, 2002. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/258831617_Categorical_and_prototypical_analysis__a_study_on_the_quality_process_in_hospital_institutions. Acesso em 17 nov. 2014.
FILHO, F. P. A noção de representação em Durkheim. LuaNova, n. 61, p. 139-155. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n61/a08n61. Acesso em: 11 out. 2014.
GATTI, B. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, v. 119, p. 191-204, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/ n119a10.pdf/. Acesso em: 22 nov. 2014.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: MELO, S. S.; TRAJBER, R. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da educação, p. 85-97, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso em: 18 nov. 2014.
GUIMARÃES, S. S. M; TOMAZELLO, M. G. C. A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade. Ambiente & Educação, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em: http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/898/356. Acesso em: 15 fev. 2014.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. Representações Sociais. Rio de Janeiro, p. 18-41, 2001. Tradução: Lilian Ulup. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61566294/Representacoes-Sociais-Cap-01-Jodelet. Acesso em: 15 mai. 2014.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. Tradução: Sandra Vaenzuela. 4. Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E, A. Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 227-248, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID291/ v17_n1_a2012.pdf. Acesso em: 21 out. 2014.
LEFF, E. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S1516-73132013000100013. Acesso em: 20 abr. 2014.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2005.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M.; CAMARGO, B. V. Psicologia social, representações sociais e métodos. Temas em Psicologia, v. 8, n. 3, p. 287-299, 2000. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2000000300007&script=sci_arttext. Acesso em: 10 abr. 2014.
OLIVEIRA, D. C.; FISCHER, F.M.; TEIXEIRA, M.C.T.V.; SÁ, C. P.; GOMES, A. M. T. Representações sociais do trabalho: uma análise comparativa entre jovens trabalhadores e não trabalhadores. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 15, n. 3, Maio, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232010000300019&script=sci_arttext. Acesso em: 22 jan. 2014.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
REIS, S. L. A.; BELLINI, M. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences. Maringá, v. 33, n. 2, p. 149-159, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/ 10256/pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.
SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. P. 189. Edição revisada em 2001. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/66048540/SA-Celso-Pereira-deNucleo-central-das-representacoes-sociais-Editora-vozes-1996. Acesso em: 10 jun. 2014.
SANDER, L. Representações sociais de professores(as) a respeito de meio ambiente e suas práticas pedagógicas escolares em educação ambiental. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFP, Pato Branco, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/413/1/PB_PPGDR_M_Sander,%20Lucilene_2012.pdf. Acesso em: 30 nov. 2013.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 317- 322, maio/agosto, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/ v31n2/a12v31n2.pdf> . Acesso em: 20 jun. 2014.
TEIXEIRA, M. C. T. V.; BALÃO, S. M. S.; SETTEMBRE, F. M. Saliência de conteúdos de representação social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Revista Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 518-524, 2008. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0104-3552/2008/v16n4/a518-524.pdf> .Acesso em: 22 nov. 2014.
WACHELKE, J.; WOLTER, R. Critérios de Construção e Relato da Análise Prototípica para Representações Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n4/17.pdf> . Acesso em: 21 out. 2014.