Educação civilizatória como alicerce para a introdução das Ciências na Amazônia oriental

Auteurs-es

  • José Jerônimo Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jônatas Barros e Barros Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2438

Mots-clés :

educação na Amazônia, iluminismo, reforma pombalina, liceu paraense

Résumé

Escolas tiveram um papel importante no processo de introdução da cultura civilizada na Amazônia. Primeiro os modelos de escolas determinados pela herança medieval e a seguir pelos padrões da modernidade. Nosso objetivo é analisar como os elementos da civilização introduzidos por essas escolas invadiram a cultura nativa, abrindo trincheiras para a introdução das ciências modernas, nessa região. Colégios construídos na Amazônia Oriental - onde hoje se situa o Estado do Pará - foram importantes para esse processo, como o colégio Santo Alexandre, construído pelos jesuítas e o Liceu Paraense, pelo governo do Estado. Por esse motivo centraremos nossa análise nesta região.

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Publié-e

2015-06-30