Análise do processo participativo em projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru/SP

Auteurs-es

  • Lucas André Teixeira UNESP/Bauru
  • Marcela de Moraes Agudo UNESP/Bauru
  • Jandira Liria Biscalquini Talamoni UNESP/Bauru

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2535

Mots-clés :

projetos ambientais, processo participativo, educação ambiental

Résumé

Este trabalho buscou analisar a dimensão participativa em dois projetos ambientais que foram realizados em um bairro popular de Bauru/SP. Para a análise dos projetos ambientais, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas de educação ambiental neles existentes, optamos pela fundamentação teórica inserida na vertente estabelecida como educação ambiental crítica. Assim, a análise e interpretação dos projetos delimitados tiveram o objetivo de contribuir para a dimensão participativa do processo educativo ambiental, buscando o aprofundamento da reflexão sobre alguns de seus princípios na perspectiva da educação ambiental crítica.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucas André Teixeira, UNESP/Bauru

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista ";;;Julio de Mesquita Filho";;; (UNESP) - Campus de Bauru (SP) e especialização em Prática de Ensino em Geografia pela Faculdade São Luís (2002). É Professor/Tutor do Curso de Especialização lato sensu: Ética, Valores e Cidadania na escola (EVC) - Universidade de São Paulo (USP) - Polo Bauru (SP). Foi Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Saúde e Ambiente para o Ensino de Ciência na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Professor Bolsista (doutorando) do Departamento de Educação da UNESP - Campus Botucatu (SP). Possui experiência profissional como Professor Efetivo de Geografia na Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Formação de Professores, Prática de Ensino, Ensino de Geografia, Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Marcela de Moraes Agudo, UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestre em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP). Atualmente, é doutoranda em Educação Para a Ciência (bolsista CAPES), na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru, trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na educação básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e como professora bolsista em cursos de graduação na UNESP/Bauru.

Jandira Liria Biscalquini Talamoni, UNESP/Bauru

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru e orienta no programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência (FC-UNESP-Bauru). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia e Ecologia de Comunidades Planctônicas de Aguas Doces. Também atua em Educação Ambiental em ambientes aquáticos e em Ensino de Ciências (Ecologia).

Références

ALMEIDA, I. P. (Re)colorir o presente pela aquarela da memória ambiental: pesquisa ação participativa em um bairro de Bauru. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991.

DEMO, P. Pesquisa Participante: usos e abusos. IN: TOZONI-REIS, M. F. de C. (Org.) A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007, p. 57-81.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11ª Ed, Campinas: Papirus, 2007.

JANKE, N. Pesquisa-ação-participativa: compartilhando conhecimentos. 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.

LÉVY-STRAUSS, C. Aula Inaugural. In: ZALUAR, A. (org.) Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 211-244.

LOUREIRO, C. F. B. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 38ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Critica. Campinas: Autores Associados, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C.F.B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007a, p. 177-221.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceria construída pela identificação teórica e metodológica. In: TOZONI-REIS, M.F.C. A pesquisa ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007b, p. 121-161.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

VIEZZER, M. L. Pesquisa-ação-participante (PAP): origens e avanços. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.277-294.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos