Abordagens investigativas no ensino de Química: limites e possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3172Mots-clés :
abordagem investigativa, ensino de ciências, formação de professoresRésumé
Este trabalho procura apresentar e discutir fundamentos teóricos e pedagógicos do ensino por investigação, procurando identificar limites e possibilidades dessa abordagem no Ensino de Ciências a partir dos documentos oficiais e de artigos que abordam a questão da abordagem investigativa no Ensino de Ciências. Os resultados apresentam inúmeras possibilidades de abordagens investigativas no Ensino de Ciências que na maioria das vezes são limitadas por aspectos relativos a formação docente.Références
AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Ciência & Educação. v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
AULLS, M.; SHORE, B. Inquiry in education: The conceptual foundations for research as a curricular imperative. New York, NY: Lawrence Erlbaum associates, 2008.
BACHELARD, G. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2016.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro. Ensino de Física. v. 19, n.3: p.291-313, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC; SEMTC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. PCNEM – Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC; SEMTC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN de Ciências naturais para a 5ª a 8ª séries, Brasília, Brasil, 1998.
CACHAPUTZ, A. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO, A. M. P. Las practices experimentales en el proceso de enculturación cientifica . In: GATICA, M Q; ADÚRIZ-BRAVO, A (Ed). Enseñar ciencias en el Nuevo milenio: retos e propuestas. Santiago: Universidade católica de Chile.2006.
CARVALHO, A. M. P.; GIL, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2. ed. São Paulo: Cortez / Coleção questões da nossa época, 1995. 120 p.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.), O Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo. 2004.
CHAVES, M. H. O., PIMENTEL, N. L. Uma proposta metodológica para o ensino de ácidos e bases numa abordagem problematizadora. UFSM – Santa Maria/RS - 2001.
DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a concepção freiriana de educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.
ERNEST, P. Investigações, resolução de problemas e pedagogia. In ABRANTES, P.; CUNHA LEAL, L.; PONTE, J. P. (Eds.). Investigar para aprender matemática. Lisboa: Projecto matemática para todos e associação de professores de matemática. 1996.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação: v. 15)
GIL, D. Contribuición de la historia y de la filosofiade las cienciasal dessarollo e um modelo de enseñanza/aprendizajecomo investigación. Enseñanza de las ciências, 11(2), 1993.
HODSON, D. Hacia un enfoque más critico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de lãs Ciencias, 1994.
LEDERMAN, N.G. Relating teaching behavior and classroom climate to changes in students' conceptions of the nature of science. Science Education, 70(1), pp. 3-19,1986.
LEDERMAN, N.G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, 29(4), pp. 331-359, 1992.
MALDANER, O. A. A Formação do Professor Pesquisador: a pesquisa do professor como prática de formação continuada. In: Anais do VI Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. Unijuí, 1998.
NEWMAN Jr. W. J; ABEL. S. K, HUBBARD. P. D; MC DONALD. J. Dilemmas of teaching inquiry in elementary science methods. Journal of Science Teacher Education 15(4), 2004.
PEDUZZI,L.O.Q.; MOREIRA,M.A. Solução de problemas em Física: um estudo sobre o efeito de uma estratégia. Revista Brasileira de Física, (4):1067-1083, 1981.
SÁ, E.F. Discursos de professores sobre ensino de ciências por Investigação. Tese de Doutorado Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2009.
SHULMAN, L.S. Renewing the pedagogy of teacher education: The impact of subject-specific conceptions of Teachers' teaching, en Montero, M.L. y Vez, J.M. (eds.), Las didacticas especqicas en la formación del profesorado, pp. 53-69, 1993.
SHULMAN, L.S. Paradigms and Research programs in the study of teaching: A contemporary perspective. Versión española de 1989. Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza: una perspectiva contemporinea en Wittrock, La investigación de la enseñanza, I. Enfoques, teorías y rnétodos. Barcelona: Paidós, 1986.
WELLINGTON, J. Re-thinking the Role of Practical Work in Science Education. In M. Sequeira, L. Dourado, M.T. Vilaça, S. Afonso & J. M. Baptista (Orgs.) Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências, 19-28. Braga: Universidade do Minho, Departamento de Metodologias da Educação. 2000.