Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3442Mots-clés :
letramento científico, metacognição, TOSLS, MAIRésumé
Este trabalho buscou investigar as habilidades de letramento científico e o perfil metacognitivo de grupos de professores de educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, utilizando dois instrumentos recentemente produzidos: o teste de habilidades de letramento científico – TOSLS, abreviatura em inglês de Test of Scienti?c Literacy Skills (GORMALLY et al, 2012) e o Inventário de Consciência Metacognitiva – MAI – abreviatura em inglês de Metacognitive Awareness Inventory (SCHRAW, e DENNISON,1994). Especificamente foram investigadas possíveis correlações entre habilidades metacognitivas e de letramento científico, aferindo e comparando diferentes tipos de habilidades metacognitivas e de letramento científico em grupos de professores em formação inicial e em formação continuada, além de avaliar as qualidades psicométricas e possíveis aperfeiçoamentos dos instrumentos utilizados. O trabalho fundamenta-se em pesquisas contemporâneas sobre letramento científico e metacognição, em particular, estudos que visaram investigar como essas habilidades são desenvolvidas por professores de ciências e matemática. Os resultados, obtidos com a aplicação dos instrumentos em um grupo de vinte três licenciandos e vinte professores em exercício, indicam que 74% dos sujeitos dos grupos pesquisados ainda não possui um nível adequado de letramento científico, apesar de declarar que utilizam frequentemente diferentes estratégias metacognitivas para estudar e planejar aulas. Também não foram encontradas correlações estatísticas significativas entre os escores do TOSLS e MAI, ou seja, habilidades metacognitivas e habilidades de letramento científico não se mostraram correlacionadas. Apresenta-se o detalhamento das principais habilidades com menores índices de acerto, discutindo a respeito de suas possíveis causas e medidas de mitigação para os problemas identificados, além de sugerir possibilidades de pesquisas futuras utilizando os instrumentos em questão.Références
BISQUERRA, R; SARRIERA, J.C; MARTINEZ, F. Introdução à estatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed. 2009.
BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation and other more mysterious mechanisms. In F. E. WEINERT & R. H. KLUWE (Eds.), Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates. 1987. p.65-116.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. E JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas de ensino das ciências: contributos para uma nova Orientação Curricular – Ensino por Pesquisa. Revista de Educação, v.9 (1), 2000. p.69-78.
CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica e cidadania. Ijuí: UNIJUI, 2000.
COELHO, S.M.; RODRIGUES, C.R.; GHISOLFI, E.S. e REGO, F.A. Um exemplo prática de atividades metacognitivas aplicadas na formação de professores de física com base na pesquisa didática. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v.29 (3). 2012.
CORSALE, Kathleen; ORNSTEIN, Peter A. Developmental changes in children's use of semantic information in recall. Journal of Experimental Child Psychology, v. 30, n. 2, p. 231- 245, 1980.
CRESWELL, J.W; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Trad. Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed. 2013.
FLAVELL, J. H. Cognitive development: children's knowledge about the mind. Annual Review of Psychology nº 50, 1999. p.21-45.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist nº 34, 1979. p.906-911.
FLAVELL, J. Speculations about the nature and development of metacognition. In F. WEINERT & R. KLUWE (Eds.), Metacognition, motivation, and understanding. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum. 1987. p.21-29.
GOMES, A.S.A. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Universidade Federal do Pará. Dissertação de Mestrado. 2016.
GORMALLY, C; BRICKMAN, P. and LUTZ, M. Developing a Test of Scientific Literacy Skills(TOSLS): Measuring Undergraduates’ Evaluation of Scientific Information and Arguments. CBE Life Sci Educ. v.11 (4). p. 364-377. http://www.lifescied.org/content/11/4/364.full.pdf+html.
GRAU CÁRDENAS, V. Self-regulated learning and conceptual development in biology: a naturalistic study with primary school children. PhD Thesis. University of Cambridge, UK. 2008.
GUNSTONE, R. F; NORTHFIELD, J. Metacognition and learning to teach. International Journal of Science Education, v.16 (5) , 1994. p.523-537.
JARAMILO, D. Processos metacognitivos: seu desenvolvimento na formação inicial de professores de Matemática. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPEP - GT 19 (Educação Matemática). Caxambu/MG, 2000.
KRASILCHIK, Myriam e MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. Moderna, 2004.
KURTZ, B. E. & BORKOWSKI, J. G. Development of strategic skills in impulsive and reflective children: a longitudinal study of metacognition. Journal of Experimental Child Psychology, v.43(1), 1987. p.129-148.
MAMEDE, M. e ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las Ciências. 2005.
MARCELO, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores O conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, 9, 51-75. 1998.
MARTINS, I. P.; DIAS, C. C.; SILVA, P. A Biologia no ensino secundário: tendências curriculares, trabalho laboratorial e interesses dos alunos. Revista de Educação, Lisboa, v.9 (01), p.169-185, 2000.
MONTENEGRO, Patrícia Peregrino. Letramento Científico: o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
MUNDIM, Juliana Viégas. Avaliação da Abordagem de um tema CTS em aulas de ciências das séries finais do Ensino Fundamental: análise de uma intervenção pedagógica. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: relatório nacional. Brasília, 2006.
SANTOS, W. L. P. Educação científica: uma revisão sobre suas funções para construção do conceito de letramento científico como prática social. Revista Brasileira de Educação - ANPED, v.12, n.36, 2007. p. 472-492.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v.14 (02), 2009. p.192-218.
SCHAEFER, L., PAVAN, C., AMARAL, B., & JOU, G. I. Desenvolvimento da habilidade de aprendizagem: Um estudo com aprendizes eficientes. Anais do XVIII Salão de Iniciação Científica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 2006.
SCHRAW, G., & DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, v.19 (4), 1994. p.460-475
TÁPIAS-OLIVEIRA, E.M.; ALMEIDA, M.C.S.; AIRES, M.J. e RENDA, V. L. B. S. Metacognição e a metafetividade na formação do professor. Anais do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, 9 a 11/11/2006.
VALENTE, M. O., SALEMA, M. H., MORAIS, M. M. & CRUZ, M. N. A Metacognição. Revista de Educação, v.1 (3), 1989. p.47-51.
VEENMAN, M.; VAN HOUT-WOLTERS, B.H; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v.1(1), 2006. p.3-14.
VIEIRA, R. M. Formação continuada de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico para uma educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutorado em Didática - Universidade de Aveiro, Portugal. 2003.
WHITE, R. T; GUNSTONE, R. F. Metalearning and conceptual change. International Journal of Science Education nº 11, 1989. p.577-586. WHITE, R.T; GUNSTONE, R.F. Probing Understanding. Londres: Falmer Press. 1992.