Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3721Mots-clés :
alfabetização matemática, literatura infantil, prática pedagógica integradaRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar, descrever e discutir sobre o ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística por meio da literatura infantil no que concerne, especificamente, o ensino de geometria. As propostas didáticas apresentadas nesta pesquisa abordam o ensino de geometria (Espaço e Forma), especificamente as habilidades relacionadas à localização e movimentação no espaço, reconhecimento, composição e decomposição de figuras planas e seus elementos (aresta, vértice, lado etc.) a partir da leitura de dois textos de literatura Infantil. A experiência docente deu-se por meio de duas sequências de atividades construídas com o propósito de desenvolver um ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística em uma turma multisseriada composta por alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa percebemos que é possível trabalhar a disciplina matemática de maneira contextualizada e integrada com a língua portuguesa por meio da literatura infantil.Références
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FARIA, Maria Alice. Como usar a Literatura Infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Alfabetização Matemática. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2014.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.