Análise da validade e da fidedignidade de um questionário para identificação do conhecimento conceitual sobre plano inclinado e aceleração

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4284

Mots-clés :

Validade, Confiabilidade, Questionário

Résumé

Discute-se, neste trabalho, a importância do estabelecimento da validade e da fidedignidade de instrumentos de coleta de dados em pesquisa no ensino de Ciências.  Apresenta-se o processo de análise de um questionário misto sobre movimento acelerado e plano inclinado, aplicado a 185 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal. O questionário, elaborado com 8 questões, passou por processos de validação de conteúdo e preditiva. Os coeficientes alfa de Cronbach e beta de Silveira foram calculados para se determinar a consistência interna do questionário. Por meio destes processos, verificou-se sua adequação para avaliar o conhecimento conceitual de estudantes sobre os assuntos desejados. Com base na revisão da literatura, são discutidas algumas implicações para a área de pesquisa e ensino de Ciências.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafaela Dinali Nascimento, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente de graduação em Física.

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei em regime de Dedicação Exclusiva. 

Références

AMARO, A.; PÓVO, A.; MACEDO, L. A arte de fazer questionários. Mestrado em Química para o Ensino. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2004.

ARAÚJO, N. R. S.; LABURÚ, C. E. Uma análise da validação e confiabilidade da escala de opiniões da seleção de experimentos de química (EOSEQ). Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p. 177-196, 2009.

BRITO, A. S. O plano inclinado: um problema desde Galileu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 2, n. 2, p. 57-63, 1985.

CRONBACH, L. J. Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests. Psychometrika, 16, 297-334, 1951.

DRIVER, R.; SQUIRES, A.; RUSHWORTH, P.; ROBINSON, V. W. Making sense of secondary science: research into children’s ideas. London: Routledge, 1994. 210 p.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIORGI, S.; CONCARI, S.; POZZO, R. Un estudio sobre las investigaciones acerca de las ideas de los estudiantes en fuerza y movimiento In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, IV., 2003, Bauru, SP. Atas…

GOMEZ, A. G. Procedimientos Empíricos para Estimar la Precisión de las Puntuaciones Proporcionadas por los Tests. In: MUÑIZ, J. Teoría Clásica de los Tests. Madrid: Pirámide, 1998, 392 p. Disponível em: http://www.ugr.es/~andreito/tema6.doc. Acesso em: 20 jun. 2016.

GONZALES, E. G.; ROSA, P. R. Aprendizagem significativa de conceitos de circuitos elétricos utilizando um ambiente virtual de ensino por alunos da Educação de Jovens e Adultos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 2, p. 477-504, 2014.

MCDERMOTT, L. C. Research on conceptual understanding in mechanics. Physics Today, v. 37, n. 7, p. 24-32, 1984.

MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011, 234p..

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Actas del PIDEC: Programa internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, v. 5, p. 101-136, 2003.

MOREIRA, M. A.; ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa quantitativa em Ensino. Porto Alegre: Ed. dos Autores, 2008.

NOGUEIRA, R. Elaboração e Análise de Questionário: Uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro. UFRJ/ COPPEAD. 2002.

ODA, W. Y. Concepções de saúde entre docentes de Biologia: um instrumento investigativo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 8, n. 16, p.99-109, 2012.

PASQUALI L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasília: Editora UNB, 1997, 289 p.

PASQUALI, L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(Esp.), 992-999, 2009.

PENNER, D. E.; KLAHR, D. The Interaction of Domain-Specific Knowledge and Domain-General Discovery Strategies: A Study with Sinking Objects. Child Development, v.67, p. 2709-2727, 1996.

PIEKARZ, A. H. et al. Adaptação e Validação de um Teste de Diagnóstico de Concepções Espontâneas em Mecânica. Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba, PR, XV, 2003, Atas...

ROCHA, D. M.; RICARDO, E. C. As crenças de autoeficácia de professores de Física: um instrumento para aferição das crenças de autoeficácia ligadas a Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 333-364, 2013.

SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 15-33, 2013.

SARAIVA, M. F. O.; SILVEIRA, F. L.; STEFFANI, M. H. Concepções de estudantes universitários sobrea as fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, Limeira, v.1, n. 11, p. 63-80, 2011.

SCHAUBLE, L. The Development of Scientific Reasoning in Knowledge-Rich Contexts. Developmental Psychology, v.32 , n.1, p.102-119, 1996.

SILVA, C. S. Medidas e avaliação em educação. Petrópolis: Vozes, v. 2, 1992.

SILVEIRA, F. L. Coeficiente Beta: estimativa do Coeficiente de Fidedignidade de uma variável compósita. Educação e Seleção, n. 11, p. 105-108, 1985.

SILVEIRA, F. L. Validação de testes de lápis e papel. In: MOREIRA, M. A.; SILVEIRA, F. L. (Org.). Instrumentos de pesquisa em ensino e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993.

SILVEIRA, F.L.; MOREIRA, M.A. e AXT, R. Validação de um teste para detectar se o aluno possui a concepção newtoniana sobre força e movimento. Ciência e Cultura, 38(12): 2047 - 2055, 1986.

TALIM, S. L. A atitude no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 3, p. 313-324, 2004.

VIANNA, H. M. Testes em Educação. São Paulo: IBRASA S.A., 220p. 1976.

WÖRNER, C. H. Simplemente: el plano inclinado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 1-5, 2012. 68 Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (26) Jan-Jun 2017. p.56

Téléchargements

Publié-e

2017-07-23

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos