Aprender como ensinar física através do livro texto de ciclo básico universitário: um fenômeno didático em questão

Auteurs-es

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • José André Peres Angotti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4875

Mots-clés :

didática da física, manual de física, fenômeno didático

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado que procurou investigar correlações entre a estrutura de um livro texto (manual) de Física do Ciclo Básico Universitário e certas concepções e ações docentes divulgadas há algumas décadas sobre o ensino de Física. O manual analisado é, segundo nosso levantamento, a obra mais citada em Projetos Político-Pedagógicos de cursos de Física. As análises foram sustentadas em conceitos da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Os resultados apontam para uma interpretação segundo a qual há uma congruência entre a forma com que os conteúdos são apresentados nos livros e as noções espontâneas dos professores.

Bibliographies de l'auteur-e

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor e Orientador na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de MS. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Mestre em Ensino de Ciências pela USP.

José André Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, Mestrado e Doutorado.

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, Doutorado.

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Publié-e

2017-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos