Subjetividade e formação inicial docente no Centro de Ciências e Planetário do Pará

Auteurs-es

  • Victtor Takeshi Yano Universidade Federal do Pará
  • José Moyses Alves Universidade Federal do Pará
  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4893

Mots-clés :

formação inicial, espaços não formais, subjetividade

Résumé

Objetivamos investigar como o estágio no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) contribui para a formação inicial de professores de física interpretando os sentidos subjetivos que tem para eles as atividades do estágio, inspirados na teoria da subjetividade de González Rey. Participaram da pesquisa sete monitores do CCPP, que cursavam a licenciatura em Ciências Naturais – Física, pela Universidade do Estado do Pará. Utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas para obter as informações. Realizamos a análise pautados na epistemologia qualitativa. A partir dos resultados, percebemos que o estágio no CCPP os professores em formação 1) aprendem a relacionar teoria e prática, metodologias de ensino e a conviver com os demais monitores; 2) motivam-se a aprender, a ensinar e também enfrentam situações desanimadoras e, 3) constroem sua identidade profissional, estabelecendo metas para sua atuação futura e desenvolvendo conhecimentos importantes para a profissão. Assim, notamos que o estágio contribui para a formação inicial dos professores independente do contexto educativo em que atuará profissionalmente e que a teoria da subjetividade amplia nossa compreensão sobre este processo de formação inicial.

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Publié-e

2018-10-15

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos