Ensino de Química em diferentes contextos sociais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4898

Mots-clés :

ensino de química, contexto social, discurso pedagógico

Résumé

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um programa de pesquisa sobre o ensino de Química orientado por um marco teórico da Sociologia da Educação, e discute seus principais resultados. Sob uma perspectiva de análise comparativa, as práticas pedagógicas de professores de Química que ensinam em escolas de diferentes contextos sociais foram caracterizadas por um conjunto de indicadores relacionados com as regras do discurso pedagógico e associadas às questões macros sociais de poder e de controle, de acordo com a teoria de Basil Bernstein. O artigo apresenta os resultados mais relevantes obtidos, destacando as características menos favoráveis à aquisição dos conhecimentos e competências científicas e que, muitas vezes, constituem as práticas observadas nas escolas onde estudam os estudantes mais carenciados do espectro social. Por outro lado, alguns resultados também demonstram que, ao alterar algumas dessas características, professores conseguem elevar o desempenho dos estudantes. Estes resultados trazem implicações para a formação de professores de Química e para as políticas públicas. Na parte final, discutem-se os desdobramentos e direções para pesquisas futuras relacionadas com este programa.

Biographie de l'auteur-e

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad Nacional de Quilmes, Mestre e Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia, professor da UESB desde 1994.

Références

BERNSTEIN, B. Poder, educación y conciencia: sociología de la trasmisión cultural. Barcelona: El Roure, 1990.

BERNSTEIN, B. Class, codes and control. Volume IV: The structuring of pedagogic discourse. New York: Routledge, 2003.

BOHLMANN, N.; GELLERT, U.; STRAEHLER-POHL, H. Investigando las desigualdades sociales en aulas de matemáticas: logros y expectativas. Didáctica e, n. 1, p. 26-44, 2017.

BOURDIEU, P. Las estrategias de la reproducción social. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2013.

MAINARDES, J.; STREMEL, S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 31- 54, 2010. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/ article/view/24114/17092. Acesso em 18/09/2017.

MORAIS, A. M.; NEVES, I. P. Pedagogic social contexts: studies for a sociology of learning. In: MORAIS, A.M. et al. (eds.). Towards a sociology of pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research. New York: Peter Lang, 2001. p. 185-221.

MORAIS, A. M.; NEVES, I. P. A teoria de Basil Bernstein: alguns aspectos fundamentais. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, p. 115-130, 2007.

MORAIS, A. M.; NEVES, I. P. Vertical discourses and Science education: analyzing conceptual demand of educational texts. In: VITALE, P.; EXLEY, B. (Eds.). Pedagogic rights and democratic education: Bernsteinian explorations of curriculum, pedagogy and assessment. London: Routledge, p. 174-191, 2016.

ROSÁRIO, D. G.; DINIZ, C. W. P. Panorama da educação brasileira: contribuições para uma política baseada em evidências. AMAZÔNIA: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 9-10, p. 48-57, 2008.

SANTOS, A. B. Caracterização de uma prática pedagógica de Química no Ensino Médio: aproximações e distanciamentos em torno da pedagogia mista. 2016. 156 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Programa de PósGraduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.

SANTOS, A. B.; TRINDADE, J. S.; SANTOS, B. F. Regras de sequência e de ritmo na prática pedagógica de Química: considerações sobre o conceito de pedagogia mista. In: XVIII ENEQ: Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Florianópolis, 2016.

SANTOS, B. A aquisição de saberes e competências didáticas no estágio supervisionado da formação do professor de Química. 2017. 208 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.

SANTOS, B.; SANTOS, B. F. Aquisição de saberes e competências didáticas no estágio supervisionado da formação do professor de Química: um estudo baseado nas regras discursivas. Enseñanza de las Ciencias, v. 35, n. extraordinário, p. 2343-2347, 2017.

SANTOS, B. F. Contribuições da sociologia de Basil Bernstein para a pesquisa sobre linguagem e interações discursivas nas aulas de ciências. In: SANTOS, B. F.; SÁ, L. P. (Orgs.). Linguagem e ensino de ciências: ensaios e investigações. Ijuí: Editora da Unijuí, 2014, p. 55- 66.

SANTOS, B.F.; SANTOS, K. N.; SILVA, E. S. Interações discursivas em aulas de Química ao redor de atividades experimentais:uma análise sociológica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 227-246, 2014.

SANTOS, K. S. A instrução da tarefa: uma análise de aulas de Química como contribuição à modelização do ensino.2015. 177 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.

SANTOS, L. L. C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 15-49, 2003.

SILVA, E. S. A remodelagem de uma prática pedagógica em torno das regras discursivas e hierárquicas no ensino de Química: contribuições da sociologia de Basil Bernstein. 2015. 310 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.

SILVA, E. S.; SANTOS, B. F. El remodelado de una práctica pedagógica de Química que altera características sociológicas. In: LORENZO, M. G.; ODETTI, H. S. (Orgs.). Comunicando la ciencia. Avances en investigación en didáctica la ciencia.Santa Fe: Ediciones UNL, 2018, p. 37-54.

SILVA, R. L.; SOUZA, G. M. S.; SANTOS, B. F. Questionamentos em aulas de Química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, 2018 (No prelo).

SOUZA, G. M. S.; SANTOS, B. F. The influence of social context in the pedagogical practice of a chemistry teacher. In: 12th ESERA: European Science Education Research Association. Proceedings… Helsinki, 2016.

SOUZA, R. V. Professores de Química que também lecionam Física: um estudo comparativo sobre a prática pedagógica. 2017. 206 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.

SOUZA, R. V.; SILVA, R. L.; SANTOS, B .F. Intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na prática pedagógica de um professor licenciado em Química que também leciona Física. In: XI ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais...Florianópolis, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos