Questões ambientais na Amazônia: o que suscitam as imagens nos estudantes de uma escola de Boa Vista/RR e os olhares da docência e a gestão da escola

Auteurs-es

  • Jocelia Costa Rodrigues Secretaria de Educação - Boa Vista/Roraima
  • Letícia Azambuja Lopes Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Universidade Luterana do Brasil
  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil http://orcid.org/0000-0001-6855-7786

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4918

Mots-clés :

formação de professores, ensino de ciências, ensino fundamental, educação ambiental

Résumé

O estudo foi realizado em uma escola municipal de Boa Vista/RR com o objetivo de analisar os discursos em relação às questões de ambiente, educação e sociedade. Inicialmente foram apresentadas imagens aos estudantes para que atribuíssem três palavras que elas suscitavam. Os resultados foram apresentados a duas professoras e uma gestora por meio de entrevistas semiestruturadas. No 5º ano ocorreu uma diminuição no repertório de vocábulos em busca de uma resposta “certa”, sem adjetivações, ao contrário dos 3º e 4º anos. Houve no 5º ano uma drástica redução e até ausência do senso estético ao analisar as imagens. Com relação às professoras e à gestora, a ênfase foi nas questões vinculadas aos saberes “escolarizados”, sendo este elemento preponderante em relação aos saberes obtidos em outras instâncias, como a mídia. Estudos desta natureza podem se constituir em estratégias relevantes como subsídios para a construção de práticas educativas na educação básica.

Bibliographies de l'auteur-e

Jocelia Costa Rodrigues, Secretaria de Educação - Boa Vista/Roraima

Mestre PPGECIM. Pedagoga

Letícia Azambuja Lopes, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Entomologia. Bióloga

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Microbiologia Agrícola. Biólogo.

Références

ASSAD, L. Uma Amazônia pintada de azul. Ciência e Cultura, v. 62, n. 3, 2010.

BARBOSA, L. M.; FONSECA, B.; DAL-FARRA, R. A.; LOPES, L. A. Teaching science education with poetry. Creative Education, v. 5, n. 19, 1745-1749p. 2014.

CURRAN, J. El nuevo revisionismo en los estudios de comunicación: una revaluación. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998a.

CURRAN, J. Repensar la comunicación de masas. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998b.

DANIEL, T. C. Whither scenic beauty? Visual landscape quality assessment in the 21st century. Landscape Urban Planning, v. 54, n. 1-4, p. 267-281, 2001.

FERREIRA, A. G. C.; BARBOSA, A. M.; TEIXEIRA, A. L.; GUIMARÃES, I. O.; ALMEIDA, R. M. Avaliação da percepção ambiental dos estudantes de uma escola privada no município de Md. anaus-AM. Anais do 2° Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia, VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, set. 2012.

FERNANDES, D. G., MIGUEL, J. R. Contribuições de uma aula de campo para a aprendizagem de conhecimentos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, jul-dez, p.64-77, 2017.

FETTER, R.; HENKE-OLIVEIRA, C.; SAITO, C. H. Técnicas de Viewshed para planejamento de trilhas de visitação em Unidades de Conservação da Natureza. Revista Brasileira de Biociências, v. 10, n. 1, p. 94-102, 2012.

GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnografic possibilities. In: BANKS, A. & BANKS, S. (Ed.). Fiction & social research. California: Sage publications, 1998. p. 205-233.

HALL. S. A centralidade da cultura. Revista Educação e Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/dez. 1997a.

HALL, S. Representation-Cultural Representations and Signifying Pratices. London: The Open University/Sage Publications, 1997b.

HARVEY, D. Condição Pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. Banco de dados PRODES. 2011.

KANAI, J. M.; OLIVEIRA, R. S.; SILVA, P. R. F. Pavimentando Roraima: a BR-174 como exemplo das lógicas neoliberais de transnacionalização do território na Amazônia Ocidental. Sociedade & Natureza, v. 24, n. 1, p. 67-82, 2012.

KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC. 2001.

MARTINI, D. Z.; SCOLASTRICI, A. S. S.; NORA, E. L. D.; MOREIRA, M. A. Unidades de conservação como estratégia para a redução do desmatamento na Amazônia: o caso do Parque Estadual Monte Alegre. Ambiência Guarapuava, v. 8, n. 2, p. 333-343, 2012.

MARTINS, R. Aconchegos entre arte e imagem, cultura e ensino. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, 19, Cachoeira, Bahia, Anais..., 2010. Disponível em: www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/raimundo_martins_da_silva_filho.pdf. Acesso em 21 de setembro de 2014.

MELO, V. F.; GIANLUPPI, D.; UCHÔA, S.C.P. Caracterização edafológica dos solos do Estado de Roraima. Embrapa Roraima. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 01, 2003.

MORLEY, D. Populismo, revisionismo y los “nuevos” estudios de audiencia. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998b. p. 417-437.

NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L. Estudos culturais em educação. In: SILVA T. T. (org.). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 7-38.

ROCHA, A. G.; GHENO, S. R.; LOUREIRO, J. L.; DAL-FARRA, R. A. School backyard drawings by kindergarten students: An interdisciplinary experience in the south of Brazil. Creative Education, v. 6, n. 20, p. 2136-2140, 2015.

ROCHA, V. B.; SILVA, P. R. F. A emergência de novos lugares na Amazônia brasileira: a influência da rota BR-174 no estado de Roraima. Revista Geonorte, Edição Especial 3, v. 7, n. 1, p. 898-909, 2013.

SANTOS, R. O.; DINIZ, A. M. A. Impactos sócio-ambientais na fronteira agrícola de Roraima. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambú-MG, 20-24 de setembro de 2004.

SANTOS G.M.; FERREIRA E. J. G. Peixes da Bacia Amazônica. In: Estudos Ecológicos de Comunidades de Peixes Tropicais (Ed. R.H. Lowe-Mcconnell), pp. 345-373. Edusp, São Paulo, 1999.

SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, jul-dez, p.51-63, 2017.

SILVA, S. C.; PIZA, A. A. P.; VIEIRA, F. C. B. Percepção ambiental de estudantes do 6° ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente. Anais do VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, p. 197-205, 2012.

SOLI, H. Amazônia: fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Petrópolis: Vozes, 1985.

VALDUGA, M.; DAL-FARRA, R. A. Saneamento básico: práticas educativas no ensino fundamental. Acta Scientiae, v. 17, n. 3, p. 766-780, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-15

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos