Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5305Mots-clés :
calculadora gráfica, software dinâmico de matemática, celular inteligente, educação matemáticaRésumé
Este artigo apresenta pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na exploração matemática nas diferentes fases das tecnologias digitais. A divisão dessas fases inicia-se por volta dos anos 1980 e compreendem os dias atuais, de modo a se formar quatro fases que não são disjuntas. Para isso, enfatiza-se uma mesma atividade investigativa nas mídias calculadora gráfica, computadores e celulares inteligentes, discutindo as possibilidades e limitações de cada mídia. Aponta-se os celulares inteligentes como a principal tendência futura no que tange as tecnologias digitais em sala de aula de Matemática na Educação Básica. Com a discussão realizada é possível afirmar que o sucesso de uma atividade com o uso de tecnologias se dá a partir de uma atividade bem elaborada, que favoreça a investigação e a criação de conjecturas pelos alunos. Além disso, fatores como pouca formação do professor no que tange o uso das tecnologias para o ensino da matemática, estrutura curricular não flexível e a dificuldade na elaboração de atividades com tecnologias, geram barreiras no trabalho do professor.Références
ANDRADE, P. F. A sala de aula de Matemática: Influências de um curso de formação continuada sobre o uso do GeoGebra articulado com atividades matemáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.
AXT, M. A Escola frente às tecnologias - pensando a concepção ético-política. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-41, 2002.
BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. C. C. Toques para ampliar interações e manipulações touchscreen na aprendizagem em geometria. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, VI, 2015, Pirenópolis. Anais... Goiás: UEG, 2015.
BARROS, A. P. R. M. Contribuições de um Micromundo composto por recursos do GeoGebra e da Coleção M³ para a aprendizagem do conceito de Volume de Pirâmide. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
BONAFINI, F. C. Explorando conexões entre a matemática e a física com o uso da calculadora gráfica e do CBL. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção matemática. In: Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: SBPEM, SBEM, 2002. p. 135–146.
BORBA, M. C. Calculadoras Gráficas e Educação Matemática. In: Série Reflexão em Educação matemática. Orgs.:FAINGUELERNT, E. K.; GOTTILIEB, F. C. Rio de Janeiro / MEM / USU: Editora Art Bureau, 1999.
BORBA, M. C.; LACERDA, H. D. G. Políticas Públicas e Tecnologias Digitais: Um Celular por Aluno. In: Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.490-507, 2015.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Pesquisas em Informática e Educação Matemática. In: Educação em Revista, no 36, p. 239-253. Belo Horizonte: 2002.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, 2005.
BRAGA, L. S. Tecnologias Digitais na Educação Básica: Um retrato de aspectos Evidenciados por Professores de Matemática em Formação Continuada. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 1. Brasília-DF: Ministério da Educação e do Desporto, 2002.
CHINELLATO, T. G. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
DOMINGUES, N. S. Investigando as propriedades dos determinantes de matrizes com uso de celulares inteligentes. In: Congresso internacional TIC e Educação, IV...Lisboa. Anais...Lisboa: ticEDUCA, 2016.
DOMINGUES, N. S.; HEITMANN, F. P.; SOBRINHO, G. A. L. Vivências e pesquisas: compondo uma história das tecnologias em 20 anos de GPIMEM. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, p.113-139, 2013.
FARIA, R. W. S. C. RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: Integrando Aritmética, Geometria e Álgebra com o GeoGebra. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
FARIA, R. W. S. C.; JAVARONI, S. L. ; MALTEMPI, M. V.; CHINELLATO, T. G.; FONTANA, C. E. A. G.; SILVA, F. F. Relato de um curso desenvolvido com professores de Matemática atuantes do sexto ao nono do Ensino Fundamental. In. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Anais...Águas de Lindóia, 2016.
FARIA, R. W. S. Padrões Fractais: Contribuições ao Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP, 2012.
GRACIAS, T. A. S. Calculadoras Gráficas: uma proposta didático-pedagógica para o tema funções quadráticas. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1996.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio: Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal em 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
LADEIRA, V. P. O Ensino de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Outro Preto, 2015.
MALTEMPI, M. V.; MENDES, R. O. Tecnologias Digitais na Sala de Aula: Por que não? In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2016, Lisboa/Portugal. Anais... Lisboa/Portugal: [s.n.], 2016.
MAZZI, L. C. Experimentação-com-GeoGebra: revisitando alguns conceitos da Análise Real. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
NASCIMENTO, H. J. Construção do conceito de função matemática: um estudo colaborativo sobre a concepção e uso do aplicativo móvel Funcionalidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica) – Universidade Grande Rio, Duque de Caxias, 2014.
OLIVEIRA, F. T. A inviabilidade do uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar: o que contam os professores de matemática? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
OLIVEIRA, G. P.; MARCELINO, S. B. Adquirir Fluência e Pensar com Tecnologias em Educação Matemática: Uma proposta com o software superlogo. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 816–842, 2015.
OZAKI, A. M.; VASCONCELLOS, E. A Revolução Digital. p.115-150. In: Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. Organizadores: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. São Paulo: Saraiva, 2008.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic books, 1980.
PAULO, R. M.; FIRME, I. C. O Programa Acessa Escola: um Espaço para Atuação com as TIC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS TIC NA EDUCAÇÃO, 2014, Lisboa/Portugal. Anais...Lisboa/Portugal: [s.n.], 2014.
PERALTA, P. F. Utilização das Tecnologias Digitais por Professores de Matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
RIBAS, A. S.; SILVA, S. C. R.; GALVÃO, J. R. Possibilidades de usar o telefone celular como ferramenta educacional para mediar práticas do ensino de Física: uma revisão de literatura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: SINECT, 2012. p. 1 – 12.
ROMANELLO, L. A. Potencialidades do uso do celular na sala de aula: atividades investigativas para o ensino de função. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
SANTOS, W. J. ; SILVA, I. P. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. In: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática - v.13. 2017. p.51-63.
SCHEFFER, N. F. Sensores, Informática e o Corpo: a noção de movimento no ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
SCUCUGLIA, R. A Investigação do Teorema Fundamental do Cálculo com Calculadoras Gráficas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
SELVA, A. C. V.; BORBA, R. E. S. R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, E. C.; MEDEIROS, D. O.; MORELATTI, M. R. M. Avaliação dos laboratórios de informática das escolas estaduais de Presidente Prudente no contexto do programa acessa escola. In: Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, I., 2014, Porto. Anais...Porto - Portugal: [s.n.], 2014.
SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância online. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
TORQUATO, C. Prefácio. p.9-13. In: Sociedade da Informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. Organizadores: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. São Paulo: Saraiva, 2008.
URDANETA, S. C. D.; GONZALEZ, J. L. P.; CASTILLO, A. D. Interpretação geométrica dos signos das razões trigonométricas com Geogebra. In: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática - v.13, 2017. p.78-89.
VALENTE, J. A. Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: O Fazer e o Compreender. p.14-37. In: O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Gráfica UNICAMP, 1993.
ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L. Formação Continuada de Professores de Matemática: Possibilidade de um curso semipresencial. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, II, 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2014.