Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais

Auteurs-es

  • Juliana Barreto Brandão Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Júlia Damazio Bouzon Colégio Pedro II
  • Taís Conceição dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Valéria Pereira Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5338

Mots-clés :

química verde, ensino de química, redes sociais

Résumé

Nas últimas décadas, as questões ambientais têm merecido destaque tanto no cenário nacional quanto internacional, sendo o início da década de 1990 marcada pelo nascimento da Química Verde. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa do estado da arte sobre Química Verde na área de Ensino de Ciências e foi construído a partir da análise bibliométrica e de redes com 31 artigos selecionados a partir de pesquisa em 260 revistas nacionais indexadas em Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área de Ensino. A partir da análise das redes e da leitura das obras mais referenciadas, pudemos entender a relevância desta área para o Ensino de Ciências brasileiro, tendo como autores mais produtivos: Carlos Alberto Marques e Vânia Zuin; referências teóricas mais buscadas: Green Chemistry - Os 12 princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa e Green Chemistry: theory and practice e os autores mais citados: Wildson Santos e Paul Anastas.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Barreto Brandão, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Professora de Química na Educação Básica, Técnica e Tecnológica do CEFET/RJ, unidade Maracanã. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (2015), na área de concentração em Ensino de Química e linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem.Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (2007). 

Júlia Damazio Bouzon, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professora titular - Colégio Pedro II.

Taís Conceição dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde também pela Fundação Oswaldo Cruz (2015). Atualmente é professora de Química do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade, Educação ambiental e Práticas Pedagógicas.

Valéria Pereira, Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991). Doutora em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais/UFRJ (2014). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET-RJ, Unidade Maracanã, RJ.

Álvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor (16/03/2001) e Mestre em Educação (1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Professor Titular atuando nos Programas de Pós-graduação (Doutorado e Mestrados) e de Química no Ensino Médio. Coordenador do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Doutorado e Mestrado). Possui 11 livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry. Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Diretor de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). É membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino.

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Publié-e

2018-10-15

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos