Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5577

Mots-clés :

problemas verbais, educação matemática, estratégias metacognitivas, ensino fundamental

Résumé

A resolução de problemas no ensino de matemática é um assunto investigado nos últimos tempos, particularmente, no que se refere as distintas definições e dificuldades relacionadas ao seu tratamento em sala de aula. Neste artigo, buscamos discutir a importância da prática argumentativa na resolução de problemas verbais no ensino de matemática, principalmente, como pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo. Em concreto buscamos inferir a partir dos discursos dos alunos, ao externalizarem suas ideias, possíveis estratégias metacognitivas durante a atividade de resolução de problemas matemáticos verbais. Para tal, realizamos uma investigação com sete alunos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolvemos atividades que promovessem discussões e debates em sala de aula, estimulando o uso da argumentação. A partir dos episódios transcritos dos debates entre os participantes foi possível identificar indícios da autorregulação do processo de aprendizagem, tais como questionamentos, emissão de opiniões, defesa de ideias e justificativa de escolhas. Entendemos que atividades dirigidas para fomentar a argumentação auxiliam na reflexão consciente contribuindo ao sujeito monitorar e controlar o seu entendimento, assim como suas dificuldades, permitindo-o confrontar ideias internamente, e, assim, agregar ou produzir novos conhecimentos.

Bibliographies de l'auteur-e

Pablo Jovellano dos Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é doutorando em educação e professor de matemática do ensino básico da rede pública do estado do Rio Grande do Norte e do Município de Parnamirim/RN. Faz parte do CONTAR - Grupos de Estudos em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Tem desenvolvido pesquisas na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática.

Marcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciada em Química e doutora em Educação pela UFRN e pós-doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado II e líder do grupo de pesquisa Química, Ensino e Aprendizagem. Entre as funções atuais inclui a coordenação do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e  Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores.

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional), em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado e doutorado acadêmicos) e em Educação (mestrado e doutorado acadêmicos), todos da UFRN. É líder do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Orienta e desenvolve pesquisas na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, formação de professores que ensinam matemática, leitura e escrita em matemática.

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Publié-e

2018-07-05