O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)

Auteurs-es

  • Marcos Denilson Guimarães Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5720

Mots-clés :

ensino do desenho, primeiros anos escolares, expertise, história da educação matemática

Résumé

Este texto buscou evidenciar o processo de constituição de experts brasileiros para a sistematização do Desenho para os primeiros anos escolares, mediante à análise de como foram sendo propostas modificações no trato desse saber nas décadas finais do século XIX. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter et al. (2017) sobre as transformações da noção de expertise ao longo do tempo. As fontes examinadas mostram a ocorrência de dois processos distintos de constituição de um expert em educação e a importância desses atores sociais para colocar o Desenho na rota dos saberes fundamentais à vida prática das crianças dos primeiros anos escolares.

Références

BARBOSA, R. O Desenho e a Arte Industrial. In: BARBOSA, R. Obras Completas de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1882.

BARBOSA, R.. Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. Vol. X. 1883, tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.

BARBOSA, R. Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. Vol. X. 1883, tomo I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947.

BARBOSA, A. M. Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.

CARVALHO, M. M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. In: São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n.1, p. 111-120, 2000.

CARVALHO, M. M. C. Pedagogia moderna, pedagogia da escola nova e modelo escolar paulista. In: PINTASSILGO, J. (Org.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2011. v. 1. p. 185-212.

FRIZZARINI, C. R. B. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 2014. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.

GUIMARÃES, M. D. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos, 2017.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. Trad. Cláudia Regina Frizzarini e Wagner Rodrigues Valente. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção Contextos da Ciência), p. 21-54.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. Trad. Viviane Barros Maciel e Wagner Rodrigues Valente. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção Contextos da Ciência), p. 113-172.

HOFSTETTER, R. et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). Trad. Marcos Denilson Guimarães e Wagner Rodrigues Valente. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção Contextos da Ciência), p. 55-112.

LEME DA SILVA, M. C. As matérias de Geometria e Desenho no primeiro programa dos Grupos Escolares Paulistas. Anais do 6o Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011. pp. 657-676.

LEME DA SILVA, M. C. Geometria para aprender desenho ou desenho para aprender geometria? In: TRINCHÃO, G. M. C. (Org.). Desenho, ensino & pesquisa. Salvador: EDUFBA; UEFS, 2016.

MENESES, M. F. Circulação dos professores diplomados na Escola Normal de São Paulo pela instrução pública (1890-1910). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

MORAES, E. O desenho e a educação visual. Revista de Educação, vol. 1, Fasc. 1, mai., 1921, p. 53-60.

MORAIS, R. S. Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico. REMATEC, ano 12, n. 26, set./dez., 2017, p. 61-70.

PINTO, A. A. A Eschola Publica – uma análise da pedagogia paulista no período republicano. 2000. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/002_adriana_aparecida_pinto.pdf. Acesso em: 18 out. 2016.

SÃO PAULO. Decreto n. 248, de 26 de julho de 1894. Aprova o regimento interno das escolas públicas. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99544. Acesso em: 12 out. 2016.

SCHRIEWER, J. Système mondial et réseaux d’interrelation. L’internationalisation de la pédagogie, un problème des sciences comparées de l’éducation. In: MEURIS, G.; DE COCK, G. Éducation Comparée. Essai de bilanet projets d’avenir. Bruxelles: De Boeck & Larcier S. A., 1997.

SHIEH, C. L. O que ensinar nas diferentes escolas públicas primárias: um estudo sobre os programas de ensino (1877-1929). 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de História da Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos escolares no Estado de São Paulo (1890-1910). Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

SOUZA, R. F. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. In: Cadernos Cedes (UNICAMP), Campinas, v. 51, pp. 33-44, 2000.

SOUZA, R. F. Alicerces da Pátria: História da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

TIZZOT FILHO, O. G. A Argentina como referência de instrução pública: visões da elite normalista de São Paulo (1890-1920). Dissertação de Mestrado. Programa de PósGraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

TOLOSA, B. M. Primeiras lições de desenho. In: Revista A Eschola Publica. São Paulo, SP: Typ. Hennies e Winiger, vol. 1, n. 1, jul., 1893a. Disponível em: www.repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133603. Acesso em: 12 ago. 2015.

TOLOSA, B. M. Primeiras lições de desenho. In: Revista A Eschola Publica. São Paulo, SP: Typ. Hennies Irmãos, vol. 1, n. 6, jan., 1894a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133608. Acesso em: 28 ago. 2015.

TOLOSA, B. M. Revista A Eschola Publica. São Paulo, SP: Typ. Hennies Irmãos, vol. 1, n. 10, mai., 1894b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133612. Acesso em: 28 ago. 2015.

TOLOSA, B. M. Revista A Eschola Publica. São Paulo, SP: Typ. Hennies Irmãos, vol. 1, n. 9, abr., 1894c. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133611. Acesso em: 28 ago. 2015.

Téléchargements

Publié-e

2018-11-11