O estudo de aula na formação continuada: análise de uma aula de matemática do 1º ano do Ensino Fundamental

Auteurs-es

  • Simone Dias da Silva Universidade Cruzeiro do Sul, SP
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul, SP

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5754

Mots-clés :

ensino de matemática, formação continuada, estudo de aula

Résumé

O artigo traz o recorte de uma tese de doutorado em andamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na análise de um episódio ocorrido no âmbito de um projeto de formação continuada em matemática voltada para professores dos anos iniciais. Teve por objetivo analisar o processo de investigação da própria prática por meio do Estudo de Aula de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental. O movimento de planejamento, execução e análise da aula de matemática proposto pelo Estudo de Aula, mostrou ser eficaz ao revelar conflitos e equívocos entre o que foi planejado e executado, bem como manifestações reflexivas da professora a respeito de sua atuação.  

Bibliographies de l'auteur-e

Simone Dias da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre no Ensino de Ciências e Matemática, Doutoranda do Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Doutora em Educação Matemática - Departamento de Ciências e Matemática, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática.

Références

BAPTISTA, M. et al. O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional. Revista Investigação em Educação Matemática, p.494-505, 2012.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BROWN, M. W. The Teacher-Tool Relationship: Theorizing the Design and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (Eds.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction (Studies in Mathematical Thinking and Learning Series). New York: Routledge, 2009.

COSTA. G. L. M.; FIORENTINI, D. Mudança da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo de introdução das tecnologias de informação e comunicação na prática escolar. BOLEMA, Rio Claro, v. 20, n. 27, p. 1-19, 2007.

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LALANDA, M. C.; ABRANTES, M. M. O conceito de reflexão em John Dewey. In: ALARCÃO, Isabel (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, p.41-62, 1996.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

PONTE, J. P. et.al. Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. Pesquisas em Formação de Professores na Educação Matemática, v.5, p. 7-24, 2012.

POWELL, A. et.al. Uma abordagem à Análise de Dados de Vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Trad. Antônio Olimpio Junior. BOLEMA. Rio Claro, n. 21, 2004.

SÃO PAULO. EMAI: Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; material do aluno – primeiro ano. Secretaria da Educação. Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. São Paulo: SE, 2013. v.1, 104 p.

SÃO PAULO. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Matemática. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf. Acesso em: ago. 2017.

SCHÖN, D. A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo disefio de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.

SHULMAN, L. S. Conocimento y Enseñanza: Fundamentos de La Nueva Reforma. Trad. Alberto Ide. Revista de Currículum y Formación del Professorado, n.9, ano 2, 2005.

Téléchargements

Publié-e

2018-11-11