Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5825Mots-clés :
Formação Continuada, Ensino Fundamental, Ensino de GeometriaRésumé
Nos últimos anos, a formação matemática do professor polivalente tem sido alvo de discussões entre pesquisadores e os próprios professores. Para contribuir com esse debate, tem-se por objetivo analisar a relação de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental com a Geometria e seu ensino. O estudo ocorreu no desenvolvimento de um curso de formação continuada ministrada em parceria com a secretaria de educação do município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá do Estado da Bahia. Para a produção e coleta dos dados, foi realizada uma entrevista com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados seguindo o pressuposto da Análise Textual Discursiva. A partir da análise foi constado que há dificuldades para o trabalho com a Matemática, em especial com a geometria, mas essas poderiam ser minimizadas se, durante a formação inicial, no curso de pedagogia, a futura professora tivesse acesso a discussões relevantes na disciplina de Matemática. Essas constatações vão ao encontro das pesquisas que subsidiam o estudo.Références
BIANI, Rosana P. Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências em Foco, V. 1, N.4, p. 1-5, 2011.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília – DF: LDB, MEC, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: 1ª a 4ª série: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 1997.
CURI, Edda. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2004.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Metodologia da Investigação em Educação Matemática. In: FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. (Org.). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. p. 59-147.
GATTI, Bernadete A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas – SP: Autores Associados. 2006.
LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista. Ano III, n. 4, p. 3-13, 1995.
LORENZATO, Sergio; VILA, Maria do C. Século XXI: qual Matemática é recomendável? Zetetiké. Ano 1, n. 1, p. 41-49, 1993.
LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAURO, Suzeli. Saberes docentes na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com grandezas e medidas. In: NASCIMENTO, Antônio D.; HETKOWSKI, Tânia M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 273-290.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MÜLLER, Maria Cândida; LORENZATO, Sergio. Geometria nos anos iniciais: sobre os conceitos de área e perímetro. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 2015, México. Anais... México: Tuxtla Gutiérrez, 2015.
NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos – SP: Pedro e João Editores, 2008.
NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármen Lúcia B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PAVANELLO, Maria Regina. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, Maria Regina (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. Biblioteca do Educador Matemático. São Paulo: SBEM, p.129 -143. 2004.
PAVANELLO, Maria Regina. Geometria: atuação de professores e aprendizagem nas séries iniciais. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001, Curitiba – PR. Anais... Curitiba – PR, 2001.
SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Reis; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos. Os professores dos anos inicias e sua relação com a matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo – SP: UNICSUL, 2016.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SILVA, Claudionor Renato; ALVES, Sarah Larissa Magrini; MIRANDA, Isabel F. Dantas de. Professores que vão ensinar matemática nos anos inicias: educação matemática nos cursos de pedagogia. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 266-283, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.