Desenvolvimento profissional de um professor ao (re)elaborar uma prova escrita de matemática

Auteurs-es

  • Tiago Ponciano Antunes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5846

Mots-clés :

Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem, Análise da Produção Escrita, Prova Escrita, Grelhas de Correção.

Résumé

Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão acerca da atividade de um professor (re)elaborar uma prova escrita. Subsidiamos nossas reflexões na análise de um ciclo de interação de aplicação de uma tarefa de uma prova escrita – Prova de Levar para Casa, e sua respectiva grelha de correção. Ela foi aplicada a um grupo de 8 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Paraná na cidade de Londrina no segundo semestre de 2017. Esse ciclo de interação baseia-se na abordagem de Pesquisa em Desenvolvimento (Design Research). Do ponto de vista metodológico, a discussão realizada a partir da análise da produção escrita presente nas provas tem natureza qualitativa e se fundamenta em uma análise interpretativa. A partir desse processo de análise foi possível inferir que um professor, ao (re)elaborar os instrumentos utilizados, tem a oportunidade de desenvolver saberes docentes da prática avaliativa (o que ocorreu), assim como para a prática avaliativa (ações futuras); de reconhecer a possibilidade de provocar mudanças na realidade escolar, na direção de envolver os alunos em um processo de avaliação que subsidia e orienta os processos de ensino e de aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Tiago Ponciano Antunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Mestrando do Programa em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Doutora em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática e do Programa em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publié-e

2018-11-11