Indicativos de uma aritmética para ensinar na formação de professores em um curso de férias na Bahia

Auteurs-es

  • Cézar Jesus da Rocha Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5887

Mots-clés :

aritmética, formação de professores, Bahia

Résumé

Tem por objetivo identificar características de uma aritmética para ensinar na Bahia, por meio das orientações para o ensino de aritmética nos cursos de férias, ocorridos em 1927 e 1928, voltados para a formação dos professores primários e instituídos pela Lei 1.846, de 14 de agosto de 1925, que dispõe sobre a Reforma da Instrução Pública no Estado. Para tanto, [1] identifica os experts que estiveram junto de Anísio na elaboração e/ou divulgação de uma aritmética para ensinar; [2] inventaria, em documentos relativos à formação de professores, as orientações para o ensino de aritmética, apresentada pelos experts nas conferências do Curso de Férias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico-documental fundamentada por alguns conceitos da História Cultural, tais como: representação e apropriação, propostos por Roger Chartier, e estratégias, apresentado por Michel De Certeau. Sinaliza a articulação de diferentes conteúdos, saberes pedagógicos e métodos de ensino na constituição de uma aritmética para ensinar na Bahia. Identifica que o tripé da aritmética para ensinar consistia na capacidade do professor em tornar o ensino concreto, prático e lúdico, além de favorecer possibilidades de descobertas e interconexões entre os saberes aritméticos escolares e as situações da vida prática, em que eles eram necessários.

Bibliographies de l'auteur-e

Cézar Jesus da Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestre em Ensino na Educação Básica [Área de Concentração: Educação Matemática] - 2017, UFES. Possui especialização em Matemática, Psicopedagogia , Gestão Escolar e em Pedagogia Empresarial. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e Licenciatura em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos. Já atuou como Professor de Cálculo e Metodologia da Matemática (Faculdade Pitágoras). É Coordenador Pedagógico e Professor na Rede Municipal de Educação de Teixeira de Freitas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos e docência em Matemática. Interessa-se por estudos sobre Ensino/aprendizagem de Matemática e História da Educação Matemática.

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Doutorado (Université de Limoges - UNILIM/França; Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Brasil, 2013/15); Doutorado em Educação [Área de Concentração: Educação Matemática] - 2008, UNICAMP; Mestrado em Educação [Área de Concentração: Educação Matemática] - 1999, UFES; Licenciado em Matemática - 1986, FFCLSP. Professor Associado I da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador Adjunto (2018 - 2020) e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES). Coordenador do Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica no período de 2009 a 2013. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Vice-Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/ES (2012-2015; 2015-2018). Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat (2015-2019). Membro do Conselho Fiscal do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (2018-2020). Editor Adjunto da Revista de História da Educação Matemática - HISTEMAT. Interessa-se por estudos que versem sobre História da Educação Matemática e Resolução de Problemas sob uma perspectiva histórica.

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Publié-e

2018-11-11