Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino

Auteurs-es

  • Franciani Becker Roloff Universidade Federal de Santa Catarina; Secretaria de Educação de Florianópolis
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6175

Mots-clés :

ensino da QV, circulação de ideias, publicações SBQ, formação de professores de Química

Résumé

O presente trabalho é parte de uma pesquisa relativa a circulação de ideias sobre Química Verde (QV) contidas em produções científicas nacionais autodenominadas em QV, especificamente aquelas publicadas nas revistas e encontros anuais da SBQ, entre 2002 e 2014. Aqui reportamos um estudo que identificou e analisou trabalhos que continham resultados de pesquisa, relatos de experiências e textos de disseminação relacionados ao ensino da QV. A classificação foi quanto ao foco principal de cada trabalho, se voltado a conteúdos disciplinares ou ao currículo (formação do químico e/ou do professor), buscando-se por características do problema que originou cada trabalho e sua associação à QV. Percebeu-se uma predominância de propostas que vinculam a QV à Química Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável, sua associação com atividades experimentais e que a circulação destas produções vem influenciando proposições voltadas ao ensino da QV para todo o campo da Química.

Bibliographies de l'auteur-e

Franciani Becker Roloff, Universidade Federal de Santa Catarina; Secretaria de Educação de Florianópolis

É Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Auxiliar de Ensino de Atividades de Ciências na rede municipal de educação de Florianópolis.

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular junto ao Dep. de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC, desde 1998). Licenciado, Bacharel (1988), Mestre em Química pela UFSC (1991) e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália -1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010). Diretor do Centro de Educação-CED (2002-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) (2012-2016). Diretor da Divisão de Ensino da Soc. Brasileira de Química (2014-2016), Chefe do Departamento MEN (1999-2001). Ministra aula na Licenciatura em Química (Metodologia e Prática de Ensino) e na Pós-Graduação (PPGECT) (Metodologia da Pesquisa e Ensino de Ciências: contribuições da epistemologia). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, ensino de química, ensino da química verde, enfoque CTS-A e perspectiva freireana de educação. Bolsista PQ CNPq. Em pós-doutoramento na Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Portugal), 2017/2018, tema: Domínios e padrões da Química Verde: implicações ao seu ensino (Capes). 

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Publié-e

2018-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos