Autoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogenia
DOI :
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6186Mots-clés :
ensino de ciências, professor reflexivo, autoscopia, formação continuadaRésumé
O trabalho tem como foco de estudo a formação continuada reflexiva de uma professora de Ciências e Biologia durante um curso voltado a aprendizagem da Sistemática Filogenética. A reflexão ocorreu posteriormente a uma aula simulada, resultado do comando solicitado aos participantes do curso sobre como trabalhariam a classificação biológica com sua turma. O objetivo foi identificar na autoscopia da professora indícios da reflexão caracterizada por Schön. Observamos que as reflexões retrospectivas sobre a reflexão para a ação foram mais significativas, pois demonstraram com clareza os momentos da reflexão-na-ação de planejamento da aula, momento individual que demonstrou ser de grande importância para a professora. Os pressupostos epistemológicos com relação à reflexão na e sobre a prática docente nos permitiram observar as aprendizagens da professora, seu desenvolvimento e suas escolhas, bem como as dificuldades encontradas antes e depois do exercício da prática docente quanto ao conteúdo de sistemática filogenéticaRéférences
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