Ensino de matemática, ética e sociedade: A etnomatemática e a modelagem como possibilidades

Autores

  • Neivaldo Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1474

Palavras-chave:

etnomatemática, modelagem matemática, ensino de matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma discussão sobre Ensino de Matemática na intenção de entendê-lo como um projeto que deve vislumbrar a vida em sociedade, de forma ética. Desse modo, apresento a noção pessoal de cidadania ética e os seus pilares de sustentação: consciência e autonomia. A seguir, aponto e discuto a Etnomatemática, materializada sob a forma de Modelagem Matemática, como sendo uma proposta de ensino que pode ser uma alternativa para esse fim.

Referências

BALDINO, R. R. e CARRERA, A. C. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. In: RESUMO TÉCNICO: Relatório do Sistema Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, UNESP, IGCE, Rio Claro: CNPq, 1997.25 p.

BARBOSA, J. C. Uma perspectiva para a Modelagem Matemática. In: Anais do IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2000. p.53-59.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BRANDÃO, Zaia et ali. A crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.

D' AMBRÓSIO, Ubirata. A Era da Consciência. São Paulo: Ed. Fundação Peirópolis, 1997.

D' AMBRÓSIO, Ubirata.Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Papirus, 1999.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Principio científico e educativo, 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

FLATO, Moshé. O poder da matemática. Lisboa: Terramar, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Escola Cidadã. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Realidade. 3' ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1991.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos