O meio ambiente e a construção de sentidos no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1649Palavras-chave:
meio ambiente, construção de sentidos, proposta de ensinoResumo
Diante da abertura para a polissemia, paralela às práticas que trazem a paráfrase (repetição), investigamos as possibilidades de construção de sentidos sobre o meio ambiente por estudantes do Ensino Fundamental, bem como as contribuições da leitura e escrita na construção destes sentidos. Como referencial teórico-metodológico, a partir de uma perspectiva discursiva, utilizamos a Análise de Discurso (AD) de linha francesa e os Estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade (ECTS), na tentativa de uma abordagem de meio ambiente mais abrangente, crítica e reflexiva. Através de uma proposta de ensino, desenvolvida a partir da influência dos materiais midiáticos no contexto escolar, trabalhamos atividades que se relacionaram à presença de uma abertura para a polissemia em sala de aula. Entre as evidências, constatamos que a paráfrase se fez frequente em muitas atividades, num movimento de filiação de sentidos, em que ora estes se filiaram a um meio ambiente com aspectos essencialmente naturais, ora a um meio ambiente com aspectos sociais. Assim, o cunho investigativo proporcionado pelo referencial CTS, aliado a uma direção argumentativa fundamentada em nossos objetivos de ensino, propiciaram rupturas com o já sabido através de deslocamentos de sentidos que se fizeram frequentes nas atividades desenvolvidas.Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 1996.
CARVALHO, A. M. P. O uso do vídeo na tomada de dados: pesquisando o desenvolvimento do ensino em sala de aula. Pro-posições, Campinas, SP, vol.17, n. 1(19), p. 5-13, mar. 1996.
CARVALHO, A. M. P. & LIMA, M. C. B. O falar o escrever e o desenhar na construção de conceitos científicos. In: ALMEIDA, M. J. P. M. de & SILVA, H. C. (orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 183-206.
CASSIANI-SOUZA, S. Leitura e Fotossíntese: Proposta de Ensino numa Abordagem Cultural.2000.Tese (doutorado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
CASSIANI-SOUZA, S.& ALMEIDA, M. J. P. M de. Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental. Ciência e Educação. Bauru, SP, vol.11, n.3, p. 367-382, nov. 2005.
CASSIANI-SOUZA, S.; LINSINGEN, I.; PEREIRA, P. B. Repensando a formação de professores de ciências numa perspectiva CTS: algumas intervenções.. In: SEARA, I. C.; DIAS, M. F. S.; OSTETTO, L. E.; CASSIANI, S. (Orgs.). Práticas Pedagógicase Estágios: Diálogos com a Prática Escolar. 1a ed. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2008. p. 85-102.
CASSIANI, S. &LINSINGEN, I. Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar, Curitiba, PR, n. 34, p. 127-147, 2009. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/er/n34/08.pdf.
GIL PÉREZ, D. & VILCHES, A. La atención al futuro en la educación ciudadana. Posibles obstáculos a superar para su incorporación en la enseñanza de las ciências. In: SEMINÁRIO IBÉRICO CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, III, 2004, Aveiro, Portugal. Coletânea perspectivas Ciência - Tecnologia – Sociedade na Inovação da Educação em Ciências. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004. p. 01-15.
LANDER, E. ¿Conocimiento para qué? Conociemiento para quién? Reflexiones sobre La universidad y la geopolítica de los saberes hegemônicos. In: CASTRO-GOMEZ, S (Ed.).La reestruturacion de las ciencias sociales em America Latina. Bogotá, Colômbia: Centro Editorial Javeriano, Instituto Pensar, Pontificia Universidad Javeriana, 2000. p. 01-12.
LINSINGEN, I. Perspectiva Educacional CTS: um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino Online, Campinas, SP, v. 1, p. 01-16, nov. 2007. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/150/108.
LINSINGEN, I. & CASSIANI, S. Educação CTS em perspectiva discursiva: contribuições dos estudos sociais da Ciência e da Tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), VIII, 2011, Campinas, SP. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP: Unicamp, 2011. Disponível em 06/12/2012: http://adaltech.com.br/testes/abrapec/resumos/R1100-2.pdf.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso – Princípios e Procedimentos. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SANTOS, W. L. P. dos & MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da educação brasileira. Ensaio - pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, MG, v. 02, n.2, p. 133-162, dez. 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1989.