Formação profissional do professor de matemática: saberes essenciais que emergem de relatos docentes
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1666Palavras-chave:
licenciatura em matemática, formação profissional docente, relatos docentesResumo
Diante da complexidade dos problemas relacionados ao ensino de Matemática e à formação de futuros professores, é desafiador que se busque compreender questões relacionadas ao ensino e ao que pensam os professores formadores de professores. Esta investigação intencionou compreender aspectos considerados essenciais pelos professores-formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática para a formação de futuros professores neste campo científico. Pressupomos que exista nas práticas desses profissionais um substrato conceitual que exerce papel determinante nas ações docentes e nas possibilidades de desenvolvimento pessoal/profissional do professor. Partindo desse pressuposto, questionamos: Que concepções emergem dos relatos de professores de Matemática com relação aos aspectos por eles considerados essenciais para uma formação de qualidade desejável aos futuros professores deste campo de conhecimento? O lócus de investigação diz respeito aos Cursos de Licenciatura em Matemática do IFMA - São Luís – MA e CESBA/UEMA - Balsas – MA. Constituíram-se sujeitos dessa pesquisa três professores de matemática do Curso de Licenciatura em Matemática. Metodologicamente, optamos pela abordagem narrativa sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva. Utilizamos entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados destacam que as concepções manifestadas ainda revelam-se dificuldades de imbricação dos saberes didático-pedagógicos às especificidades dos saberes específicos.Referências
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