O pensar e o fazer docente no clube de ciências da UFPA: Reflexões sobre a prática
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1674Palavras-chave:
formação docente, ensino de ciências, educação não formalResumo
Este artigo trata de discussões e reflexões a partir da prática docente de um grupo de professores-estagiários do CCIUFPA. A partir do relato das atividades desenvolvidas, investigamos que elementos / relações / discussões envolveram o pensar e o fazer do grupo, procurando compreender de que modo as atividades foram realizadas e discutindo elementos que surgiram no decorrer do trabalho. Recorremos ao planejamento das atividades, aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e a entrevistas com os professores. Buscamos relações entre as idéias dos professores sobre as atividades e sua execução, estabelecendo-se como ponto principal de comparação visões sobre a atividade científica, que poderiam determinar a forma como os conhecimentos dos alunos seriam tratados pelos professores e como as atividades poderiam modificar visões distorcidas. Concluímos que o pensar e o fazer devem estar associados na ação docente formação docente; ensino de ciências; espaço não formal de ensino.Referências
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