Ciência e ensino de ciências: Ideias e práticas de professores de ciências no ensino médio em Cabinda/Angola

Autores

  • Juliana Lando Canga Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves
  • Ruth Gabriel Canga Buza

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v7i0.1693

Palavras-chave:

professores, ensino de ciências, ciência-tecnologia-sociedade

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, desenvolvida com professores de Ciências do Ensino Médio da Província de Cabinda, em Angola. A escola em que os doze docentes da pesquisa trabalham, destina-se à preparação de professores, em nível médio, para atuar no ensino fundamental até a 8ª série. Em termos objetivos, buscamos refletir e compreender, a partir de registros escritos de professores de ciências dessa instituição de ensino, que ideias constroem acerca de ciência e de ensino de ciências que orientam a sua prática docente, visto que a maioria deles leciona no ensino médio, na área para a qual não foram graduados. São docentes oriundos de áreas afins, como engenharias, enfermagem, bioquímica e outros possuem somente formação em nível médio de escolaridade. Assumimos a pesquisa qualitativa, adotando a abordagem narrativa, na perspectiva (auto) biográfica. Buscamos as informações necessárias para a construção dos dados a partir de questionários respondidos pelos professores. Os resultados apontam para o predomínio da ideia racional de ciência e o ensino por transmissão, embora identifiquem-se indícios de compreensão de ensino como construção, e a relação da ciência com componentes de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos