Olhares sobre o ambiente em diferentes momentos de escolarização

Autores

  • André Ribeiro de Santana Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Silvia Nogueira Chaves

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1706

Palavras-chave:

ambiente, concepções educação ambiental, educação em ciências

Resumo

Nesta pesquisa narrativa, objetivamos caracterizar concepções de ambiente de 181 discentes vivenciando Ensino Fundamental (5ª e 8ª séries), Ensino Médio (3º ano) e Ensino Superior (4º e o último semestres de Pedagogia), averiguando ainda possíveis distinções de complexidade. O instrumento aplicado foi um questionário. A análise das respostas evidenciou que concepções de ambiente são representações sociais, por estarem, simultaneamente, na base da elaboração de comportamentos e da comunicação interpessoal, expondo experiências e valores culturais socialmente configurados. Percebemos predominância de dois entendimentos entre os sujeitos, influenciados pela práxis escolar e pela mídia: o ambiente onde vivo, estou e vou, cenário das interações do Homo sapiens entre si e com os demais componentes do ambiente; o manancial de vida, fonte dos elementos que asseguram o existir. Dessas concepções, emergem duas categorias: o ambiente universal, cujos limites podem extrapolar a atmosfera terrestre, sendo pleno de paz e harmonia e configurado por todas as relações entre os diversos integrantes ambientais; o ambiente do homem, substrato de nossa existência, composto por cidades, casas, escolas, praças e ruas. As inter-relações entre os dois ambientes são mediadas por cultura e tecnologia. Constatamos intenso antropocentrismo nos sujeitos, que se julgam privilegiados por serem da espécie capaz de decidir o destino do ambiente. Tais achados podem contribuir, simultaneamente, na Educação Ambiental e na Educação em Ciências, voltadas à busca do equilíbrio de nossas relações com os demais integrantes ambientais.

Referências

AMARAL, M.B. (Tele)natureza e a construção do natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade. IN: OLIVEIRA, D.L. (org.) Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997. p.83 a 96.

ARAGÃO, R.M.R. Uma interação fundamental de ensino e de aprendizagem: professor, aluno, conhecimento. In: Schnetzler, R.P. & ARAGÃO, R.M.R (orgs) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, R.Vieira Gráfica e Editora Ltda. 2000. p. 82-98.

ARRUDA, A. Representações sociais e movimentos sociais: grupos ecologistas e ecofeministas do Rio de Janeiro. In: MOREIRA, A.S.P. & OLIVEIRA, D.C. (orgs) Estudos interdisciplinares de representação social. 2ª ed. Goiânia: AB, 2000. P. 71 a 86.

ATLAN, H. As finalidades inconscientes. IN THOMPSON, W.I. (org.) Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo. Gaia. 1990. p.103 a 119.

BADIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATESON, G. Os homens são como a planta: a metáfora e o universo do processo mental. In: THOMPSON, W.I. (org.) Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo. Gaia. 1990. p.35 a 44.

BRASIL. Ministério do meio ambiente & Instituto Superior de Estudos da Religião O que o brasileiro pensa do meio ambiente. 2001b. (Pesquisa de opinião pública)

BOFF, L. Ecologia e espiritualidade. In: TRIGUEIRO, A. (org.) Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003a. (p. 34 a 43)

BOFF, L. Ethos mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003b.

BONOTTO, D.M.B. Conceitos e valores em educação ambiental: uma experiência com alunos que não conseguiam juntar área verde e cidade. Em www.rc.unesp.br/ib/cea/holos/MS-052000.htm. Visitado em 06/03/2003

CABRAL, M. C. R. O paradigma mecanicista e a educação ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de ciências do estado do Pará. Campinas: Faculdade de Educação. UNICAMP, 2000. 121P. (Dissertação de Mestrado).

C MARA, I.G. Problema ou solução? In: TRIGUEIRO, A. (org.) Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.158 a 169.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. (org.) Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. (p. 18 a 33)

CHINEN, J. O ambiente e o ensino de Ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação continuada. São Paulo. Unicamp. Faculdade de educação. 1999. (Dissertação de Mestrado).

CHIZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991 (Biblioteca da educação. Série 1. Escola. V.16).

COIMBRA, J.A.A. O outro lado do meio ambiente. São Paulo: CETESB, 1985.

CRESPO, S. Uma visão sobre a evolução da consciência ambiental no Brasil nos anos 1990. In: Meio ambiente na idade mídia. In: TRIGUEIRO, A. (org.) Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.58 a 73.

CURTIS, H. Biologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1977.

DIAS, G. F. Os quinze anos da Educação Ambiental no Brasil. Em Aberto, Brasília, v.10, nº 49, Jan/Mar 1991. Págs. 3 a 14.

DUBOS, R.J. Um animal tão humano: como somos moldados pelo ambiente e pelos acontecimentos. São Paulo. Melhoramentos. Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

FONTANA, K.B. et al. A concepção de meio ambiente de alunos do curso de pedagogia a distancia e a importância da mediação tecnológica – dificuldades e perspectivas. [Centro de Educação à Distância. Universidade do Estado de Santa Catarina. Brasil], 2002. Em virtual.udesc.br/html/artigos_professores/profs_ema.htm. Visitado em 20/04/2003

GONÇALVES, C.W.P. Os descaminhos do meio ambiente. 5ª ed. São Paulo. Contexto. 1996.

GUATTARI, F. As Três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 2001.

GUEDES, A. S. A representação mental e social do portador da síndrome da dependência do álcool. Revista do Centro Sócio-Econômico. Universidade Federal do Pará , v.1, nº1, jan./jun.2003 (Pág. 29 a 47)

GUIDO, L.F.E. Os meios de comunicação social e sua influência na representação de ambiente em alunos do ensino fundamental [Universidade Federal de Uberlândia]. Em www.clacso.edu.ar/~libros/anped/1603P.PDF. Visitado em 15/07/03.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas, SP: Papirus, 2000.

KELLER, H. Três dias para ver. Núcleo de Informática Biomédica. Universidade Estadual de Campinas. Revista cérebro e mente. Nº 16 - 31. Dezembro 2002 – Abril 2003. Disponível em: www.epub.org.br/cm/home.htm. Visitado em 15/01/03

KLOETZEL, K. O que e meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 2002.

LEAKEY, R. A evolução da humanidade. São Paulo. Melhoramentos. 1981.

LUTZEMBERGER, J. Hipótese Gaia. “ A Terra é um ser vivo. [2001] Disponível em: www.arvore.com.br. Visitado em 13/03/2003.

MEYER, M. A. A. Educação Ambiental: uma proposta pedagógica. Em Aberto, Brasília, ano 10, nº 49, jan./ mar. 1991. (P. 41 a 56)

MOSCOVICI, S. A Representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

ODUM, E. Ecologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A., 1988.

OKAMURA, C. As representações sociais do meio ambiente de professores de Educação Ambiental [Anais do 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental–1999] www.saneamentobasico.com.br/materia/estudos/files/textos98/VI-079.doc. visitado em 20/03/2003

PENTEADO, H.D. Meio Ambiente e Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTEL, R.S.S. & BORDEST, S.M.L. A percepção ambiental das pessoas que ocupam as áreas próximas à foz do córrego Prainha. [Revista V.006 nº 010 Jul/Dez 1997. Universidade Federal de Mato Grosso. Brasil]. Em www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/percepcao_ambiental.html. Visitado em 20/04/2003

PURVES, W.K. et al. Vida, a ciência da Biologia.6.ed. Rio Grande do Sul: Artmed Editora, 2002.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1996. Coleção Primeiros Passos.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002. Questões de nossa época.

RICKLEFS, R.E. A Economia da natureza. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A., 1996.

SANTANA, A.R. et al. O meio ambiente no pensar de alunos do ensino médio do NPI/UFPA. Anais da 55ª reunião anual da SBPC. Recife/PE. Julho de 2003. (Cd-rom) SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2003.

SAUVÉ, L. L’Éducacion Relative À L’Environnement: Une Diversité de Conceptions. In: Sauvé, L. Pour Une Éducacion Relative à L’Environnement. Montreal: Guérin, 1994. Cap.1. p. 9-37.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Uma análise complexa. Em www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html. Acesso em 20/04/2003.

THOMAS, K. O Homem e o Mundo Natural: Mudanças de Atitudes em Relação às Plantas e aos Animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

THORNE, A.G. & WOLPOFF, M.H. A evolução multirregional dos seres humanos. Edição Especial Scientific American Brasil. Nº 2, Novembro de 2003 (Pág. 48-55)

TRIGUEIRO, A. O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente. [2002] Em www.arvore.com.br Visitado em 13/03/2003.

TRIGUEIRO, A. Meio ambiente na idade mídia. In: TRIGUEIRO, A. (org.) Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.74 a 89.

VERNIER, J. O Meio Ambiente. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VIEIRA, L. Algumas considerações sobre o conceito de natureza e crise ecológica. [2001] em www.arvore.com.br Visitado em 17/05/2003.

WAGNER, W. Descrição, explicação e método na pesquisa das Representações Sociais. In: GUARESCHI, P.A. & JOVCHELOVITCH, S. (orgs.) Textos em representações sociais.2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. (Pág. 149 a 186)

Downloads

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos