Semiose, pensamento humano e atividade matemática

Autores

  • Raymond Duval Université du Littoral Côte d'Opale

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1708

Palavras-chave:

acesso a objetos, algoritmo de operação, compreensão, congruência, não congruência, conversão, decomposição (elementos básicos), unidade de marca- (proto-sinal), número natural, número de figura, objectivo da formação, paradoxo cognitivo

Resumo

Dificuldades de compreensão sistemáticas decorrentes educação matemática leva à questão do tipo de funcionamento cognitivo actividade matemática necessária. A maneira de pensar e ver o que é necessário para que ela é capaz de entender a matemática que espontaneamente praticam em outras disciplinas, ou é profundamente diferente?

Referências

Duval, Raymond. Sémiosis et pensée humaine. Berne: Peter Lang, 1995.

Duval, Raymond. Les conditions cognitives de l‘apprentissage de la géométrie: développement de la visualisation, différenciation des raisonnements et coordination de leurs fonctionnements. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives,10, 5-53, 2005.

Duval, Raymond. A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, 61, 103-131, 2006a.

Duval, Raymond. Transformations de représentations sémiotiques et démarches de pensée en mathématiques. In J-C. Rauscher (Ed.) Actes du XXXIIe Colloque COPIRELEM.67-89. Strasbourg : IREM, 2006b.

Duval, Raymond. « Objet »: un mot pour quatre ordres de réalité irréductibles ? (Ed. J. Baillé et Lima) Du mot au concept. Objet 79-108. Grenoble : Presses Universitaires, 2009.

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos