Pensando sobre relógios e ângulos

Autores

  • John Andrew Fossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2181

Palavras-chave:

educação matemática, resolução de problemas, pensamento metacognitivo

Resumo

Partindo de um problema simples (determine todas as configurações dos ponteiros de um relógio que formam um ângulo reto), descrevem-se várias maneiras em que se pode pensar sobre o problema.

Referências

DUELL, Orpha K. Metacognitive Skills. In: Gary D. PHYE & Thomás ANDRE. Cognitive Classroom Learning: Understanding, Thinking and Problem Solving. San Diego: Academic Press, 1986. [p. 205- 242.]

FOSSA, John A. Os primórdios da teoria dos números. Natal: EDUFRN, 2010. [2 volumes.] LOPES, Antonio José. Gestão de interações e produção de conhecimento matemático em um ambiente de inspiração lakatosiana. Educação Matemática em Revista, ano 6, n. 7, p. 19-26, 1999.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos