Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.2411Palavras-chave:
matemática, modelagem matemática, prática pedagógica investigativa, anos iniciaisResumo
Este artigo relata algumas ações de uma pesquisa intervenção que teve como foco a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão de pesquisa - Quais as possibilidades e limitações de uma prática pedagógica investigativa efetivada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental tendo como aportes teóricos estudos do campo da Modelagem Matemática? – delineou os objetivos que se constituem em avaliar as contribuições da prática pedagógica na reflexão crítica do aluno frente a questões sociais; promover nos discentes a capacidade de fazer uso de conhecimentos vinculados à disciplina de Matemática em outras áreas do conhecimento e em situações cotidianas, bem como contribuir para a disseminação de conhecimentos relativos à Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está alicerçado em conceitos e contribuições de Biembengut e Hein (2005), Burak e Aragão (2012), Barbosa (2001, 2004), Silva e Barbosa (2011) e Silva, Barbosa e Oliveira (2013). Os conteúdos matemáticos abordados emergiram de temas de interesse dos estudantes, evidenciados por meio de diálogos efetivados no início da referida prática, que ocorreu nos meses de março, abril e maio de 2015, em uma escola pública da Região do Vale do Taquari, RS. Os resultados provenientes da pesquisa apontam olhares para a escrita dos alunos; uso de diferentes formas de pensar matematicamente e crescimento da turma frente às questões sociais discutidas ao longo dos encontros.Referências
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM. Disponível em: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/
modelagem_barbosa.pdf. Acesso em: agosto de 2014.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática na sala de aula. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática – Minicurso GT 10 – Modelagem Matemática. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/10/
MC86136755572.pdf. Acesso em: agosto de 2014.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.
BURAK, Dionísio; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. 1ª ed. Curitiba, PR: CVR, 2012.
D?AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 5ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda. Educação Matemática e oralidade: um estudo sobre a cultura de jovens e adultos camponeses. 2004 Disponível em: http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/
CC35.pdf. Acesso em: junho de 2015.
SILVA, Jonson Ney Dias da; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: as discussões técnicas e as experiências prévias de um grupo de alunos. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 197 a 218, abril 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086009. pdf. Acesso em: agosto de 2014.
SILVA, Maiana Santana da; BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Materiais curriculares educativos sobre Modelagem Matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes. Revista Iberoameriacana de Educación Matemática. Número 34, 2013, p.47-67. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/
archivo7.pdf. Acesso em: agosto de 2014.