Tráfico de animais: o que dizem os alunos do ensino médio?
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.3555Palavras-chave:
tráfico de animais, ensino de biologia, percepções discentesResumo
O tráfico de animais é todo comércio ilegal de espécies nativas de uma determinada região, o que muitas vezes passa despercebido pela sociedade. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções de alunos do Ensino Médio sobre o tráfico de animais silvestres, considerando a escola como um espaço de disseminação de saberes, e reportando que a mesma deve atuar discutindo questões como esta, de modo a levar o alunado a uma visão crítica reflexiva. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e mediante seu objetivo, como estudo de caso. O objeto de coleta de dados foi o questionário, aplicado a alunos da 3º série do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros de Goiás – GO. Foi possível notar que, mesmo conhecendo a ilegalidade e também as injúrias causadas pelo tráfico, ainda existe uma parcela de alunos que possuem animais silvestres em cativeiro. Nesse ponto, ressalta-se a necessidade de que a escola volte seu olhar para a temática, a fim de sensibilizar a população sobre a importância de se evitar condutas que fomentem o tráfico de animais.Referências
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