Tráfico de animais: o que dizem os alunos do ensino médio?

Autores

  • Lucas Loram Lourenço Instituto Federal Goiano - IFGO
  • José Firmino de Oliveira Neto Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Camila Aline Romano Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes Universidade Estadual de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.3555

Palavras-chave:

tráfico de animais, ensino de biologia, percepções discentes

Resumo

O tráfico de animais é todo comércio ilegal de espécies nativas de uma determinada região, o que muitas vezes passa despercebido pela sociedade. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções de alunos do Ensino Médio sobre o tráfico de animais silvestres, considerando a escola como um espaço de disseminação de saberes, e reportando que a mesma deve atuar discutindo questões como esta, de modo a levar o alunado a uma visão crítica reflexiva. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e mediante seu objetivo, como estudo de caso. O objeto de coleta de dados foi o questionário, aplicado a alunos da 3º série do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros de Goiás – GO. Foi possível notar que, mesmo conhecendo a ilegalidade e também as injúrias causadas pelo tráfico, ainda existe uma parcela de alunos que possuem animais silvestres em cativeiro. Nesse ponto, ressalta-se a necessidade de que a escola volte seu olhar para a temática, a fim de sensibilizar a população sobre a importância de se evitar condutas que fomentem o tráfico de animais.

Biografia do Autor

Lucas Loram Lourenço, Instituto Federal Goiano - IFGO

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. Mestrando em Biodiversidade e Conservação pelo Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde. Atuou como professor na Escola Estadual Paulo Freire e Escola Estadual Mário de Andrade, Castanheira -MT. Tendo experiencia em Zoologia Geral. Atualmente trabalha Fisiologia do estresse em plantas do Cerrado.

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Substituto do Departamento de Educação em Ciências/ICB/UFG. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (Capes 4) pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Capes 4) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Iporá (2013) e em Pedagogia pela Universidade Paulista (2013). Em 2011-2012 foi pesquisador voluntário, Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica Voluntária, pela Universidade Estadual de Goiás UnU Iporá. Foi pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa vigente no CNPq através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, Goiás (2011-2012), desenvolvendo suas atividades no Campus de Iporá, Goiás. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2012-2013). Tem experiências em Botânica, com ênfase em anatomia vegetal, e em Educação, com enfoque para os processos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino e formação de professores. É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-Regional 04.

Camila Aline Romano, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (Capes 4) pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Entomologia Médica, Entomologia Urbana, Identificação e Controle de Insetos Vetores. Atualmente está vinculada à pesquisa em biologia e controle de vetores, com ênfase na bioprospecção de produtos com atividade inseticida. 

Ueslene Maria Ferreira Pontes, Universidade Estadual de Goiás - UFG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadualde Goiás (2004). Especialista em Psicopedagogia pelo IESDE (2006). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG (2011). Atua como professora de Ciências e Matemática na Educação Básica e na formação de professores para o Ensino de Ciências e Biologia no Ensino Superior.

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Publicado

2017-07-23

Edição

Seção

Artigos Científicos