Atividades argumentativas em livros didáticos de física do PNLD 2015: o incentivo ainda é escasso

Autores

  • André Henrique Silva Souza Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Drumond Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Viviane Florentino Melo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3751

Palavras-chave:

argumentação, livro didático, educação em ciências

Resumo

Pesquisas em educação em ciências apontam que a argumentação é uma prática necessária para os processos ativos de aprendizagem dos estudantes. Os documentos oficiais têm sinalizado para a necessidade de incorporar práticas que dão suporte a processos argumentativos em sala de aula. Considerando que o livro didático tem sido muitas vezes utilizado pelos professores no ambiente escolar como um condutor do currículo, consideramos que ele pode (e deve) apresentar maneiras de criar suporte para  processos argumentativos em sala de aula. Desta forma, neste trabalho analisamos se atividades de argumentação são estimuladas ou evocadas por atividades que o livro didático propõe. Analisamos sete das quatorze coleções aprovadas pelo PNLD (2015) para o caso do livro didático de Física para o Ensino Médio. Nossos critérios de análise se baseiam em como a estrutura da atividade é apresentada (bem ou mal estruturada  e se os marcadores “justificativas recíprocas” e “contraposição de ideias” estão sendo evocados ou utilizados. Os resultados indicam que os livros didáticos apresentam em parte, suporte para o processo argumentativo, mas esse suporte ainda é muito incipiente.

Biografia do Autor

André Henrique Silva Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduado em física pela Univesidade Federal Fluminense. Tem experiênica em ensino de física, mais especificamente com processos de ensino e aprendizado

Rodrigo Drumond Vieira, Universidade Federal Fluminense

Rodrigo Drumond Vieira é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde tem trabalhado desde 2013. Graduado em física (2004), mestre (2007), doutor (2011) e pós-doutor (2012) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2009-2010 realizou período sanduíche de seu doutorado na The Pennsylvania State University (EUA), em que teve a oportunidade de trabalhar com o professor Greg Kelly no desenvolvimento de um método multi-nível para analisar o discurso de salas de aula, articulando as perspectivas psicológicas, culturais e linguístico-estruturais desses contextos de ensino e aprendizado. Este método foi o produto principal de sua pesquisa de doutorado e foi publicado no International Journal of Science Education. Trabalhou como professor de física do ensino médio (2004-2012) em escola pública e como editor adjunto do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais, incluindo Science Education e International Journal of Science Education. Atua como formador de professores de física e realiza pesquisa na pós graduação em ensino de ciências da natureza (UFF). Os focos principais de pesquisa, desde sua formação, são a formação de professores de ciências e o ensino e aprendizado de ciências na educação básica. Seus interesses de pesquisa principais são: abordagem multidisciplinar de investigação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, análise do discurso de salas de aula, argumentação, usos do júri simulado e orientações discursivas como recurso didático, teoria da atividade, perfis epistemológicos, desenvolvimento das identidades de professores e estudantes, linguística aplicada, questões sociocientíficas e natureza das ciências

Viviane Florentino Melo, Universidade Federal Fluminense

Viviane Florentino de Melo é mestre em Educação (2016) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciada em Química (2007) pela Fundação Universidade de Itaúna. Tem sete anos de experiência como professora de química da educação básica e três anos de experiência como monitora das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Física 1, 2, 3 e 4. Sua pesquisa se concentra na área de Educação em Ciências, contando com publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa principais estão voltados para as práticas discursivas de sala de aula; argumentação na educação básica e superior; práticas inovadoras no ensino de química e física; assim como os usos de questões sociocientíficas e júris simulados no ensino de ciências.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos