Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente

Autores

  • Bruna Linéia Antunes Parahyba Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4150

Palavras-chave:

estágio docente, formação inicial de professores, reflexão docente

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e atividades desenvolvidas durante o Estágio em Licenciatura em Ciências Biológicas. Este proporciona uma interação direta com a prática docente, aproximando a realidade escolar com o estagiário, o que permite com que a construção docente possa ser estabelecida no decorrer do seu desenvolvimento. É fato que o sistema educacional mostra-se cada vez mais fragilizado, e decorrente disso a desvalorização do professor torna-se algo real. Em meio a isso, existe ainda esperança na profissão docente como meio de transformar a educação, através de uma imagem docente voltada à reflexão e criticidade, tendo como auxílio a escrita para organizar as ações desenvolvidas a fim de transformá-las em ações melhores para o futuro.

Biografia do Autor

Bruna Linéia Antunes Parahyba, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas, UFSM

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Departamento de Zootecnia e Biologia

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Publicado

2017-07-23

Edição

Seção

Artigos Científicos