A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4322Palavras-chave:
números inteiros, teoria antropológica do didático, livros didáticos, transposição didáticaResumo
Neste artigo apresentamos recortes de uma pesquisa que teve por objetivo compreender distanciamentos e aproximações entre a Matemática presente na construção do conjunto dos números inteiros e a Matemática proposta para o ensino das operações de adição e subtração nesse conjunto em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Utilizamos a teoria antropológica do didático para estudar as tarefas, suas formas de resolução, as possíveis justificativas matemáticas e as adaptações realizadas pelos autores deste livro. A análise das praxeologias matemáticas modeladas nesse livro nos forneceu elementos para atingirmos nosso objetivo, alguns dos quais trazemos nesse artigo.Referências
ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática, 7. 3. ed. renovada. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica I. Guia de Livros Didáticos, PNLD/2014. Brasília: MEC/SEF, 2013.
BOSH, Marianna, CHEVALLARD, Yves. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Objet d’estude et problématique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensé Sauvage-Éditions. v.19, n.1, p. 77 – 124, 1999. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=35. Acesso em: 2 jun. 2014.
CASABÓ, Marianna Bosch. Un punto de vista antropológico: la evolución de los “instrumentos de representación” en la actividad Matemática. In: Cuarto Simpósio de La Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática. Huelva: Universidade de Huelva, 2001. p. 15 – 28.
CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L´approche antropologique. Publicado em: Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/. Acesso em: 2 jun. 2014.
EVARISTO, Jaime; PERDIGÃO, Eduardo. Introdução à Álgebra Abstrata: Aplicações à Ciência da Computação e o estudo do Sistema de Criptografia RSA. 2. ed. formato digital, versão 02/2012. Maceió, 2012. Disponível em: http://www.ic.ufal.br/professor/jaime/livros/Introducao%20a%20Algebra%20Abstrata.pdf. Acesso em: 24 fev. 2015.
GASCÓN, Josep. La necessidade de utilizar modelos em didáctica de las Matemáticas. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 11 – 37, 2003.
GONÇALVES, Adilson. Introdução à álgebra. 5.ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2006.
GONÇALVES, Kleber Ramos. A teoria antropológica do didático como ferramenta para o estudo de transposições didáticas: o caso das operações de adição e subtração dos números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Campo Grande, 2016.
HEFEZ, Abramo. Curso de Álgebra. 3.ed. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v.1, 2002.
KASPARY, Danielly Regina dos Anjos. Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Campo Grande, 2014.
LIMA, Ellon Lages. Porque (-1) (-1) = 1? Coleção explorando o ensino da Matemática - Artigos, Brasília: MEC - Secretaria de Educação Básica, v.1. p. 76-78, 2004.
NOGUEIRA, Rosane Corsini Silva. A álgebra nos livros didáticos do ensino fundamental: uma análise praxeológica. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Campo Grande, 2008.
PAIS, Luiz Carlos. Transposição Didática. In: MACHADO, Silvia Dias A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2012. p. 11-48.
POMMER, Wagner Marcelo. Diversas abordagens das regras de sinais s elementares em Z. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.uems.br/eventos/encontromatematica/ arquivos/44_2012-08-26_18-35-53.pdf. Acesso em: 01 jun. 2014.
QUEIROZ, Flávia da Costa. Números relativos: uma análise de natureza epistemológica de alguns livros didáticos nacionais do terceiro ciclo do ensino fundamental. Universidade Federal Fluminense, 2006.