Sobre currículos e saberes: os discursos que fabricam professores de Biologia

Autores

  • Sandra Nazaré Dias Bastos Universidade Federal do Pará
  • Silvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.4885

Palavras-chave:

Currículo, Educação em Ciências, Formação de Professores, Subjetividade

Resumo

O objetivo desse trabalho é problematizar como processos discursivos engendram modos de ser professor de Biologia. Nesse caminho, nossa atenção voltou-se para as práticas discursivas e não discursivas que veiculadas e institucionalizadas no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Bragança produzem o sujeito docente de Biologia. Tomamos como corpus empírico o Catálogo de Graduação e Pós Graduação do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, documento que reúne planos de curso do currículo que vigorou entre 1997 e 2004. Nossas análises mostram um currículo basicamente voltado para a área da saúde, mesmo que se destinasse à formação de professores. A onipresença de conteúdos do campo da Medicina silenciam componentes da formação que se destinam à preparação para a docência, produzindo um campo de visão que enuncia a docência como efeito colateral da presumida boa formação “científica”. Os efeitos dessas práticas reverberam na formação de um profissional que deseja e valoriza conhecimentos específicos menorizando os demais saberes, especialmente os do campo pedagógico. Essa hierarquização fabrica um profissional professor desejoso de viver o lado “glamouroso” da Biologia, relacionado à realização de pesquisas em áreas específicas como Genética e Ecologia, em alternativa à vida “monótona” da sala de aula

Biografia do Autor

Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Biológicas, Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança.

Silvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora Associada IV do Instituto de Educação Matemática e Científica da Uiversidade Federal do Pará

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos