Atividades metacognitivas como facilitadoras na aprendizagem sobre seres vivos nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5374

Palavras-chave:

metacognição, sequência didática, ensino de ciências

Resumo

O artigo investiga a inserção de momentos de evocação do pensamento metacognitivo durante a realização de uma sequência didática para o conteúdo seres vivos, desenvolvida com alunos dos anos iniciais em escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. O objetivo consistiu em proporcionar que os estudantes recorram a essa forma de pensamento durante as atividades desenvolvidas como meio de qualificar suas aprendizagens. Para tanto, investigaram-se, teoricamente, os elementos metacognitivos e aspectos construtivistas nas vertentes psicológica e epistemológica. Os aspectos construtivistas nortearam a elaboração da Sequência Didática Metacognitiva (SDMc), cuja pesquisa qualitativa foi desenvolvida em distintas fases: sondagem, como forma de revelar a presença de momentos de evocação metacognitiva; discussão inicial com os participantes sobre as concepções iniciais; aplicação da sequência didática; desenvolvimento de instrumento para coleta dos dados e avaliação; e, discussões sobre a viabilidade, para efetivação do modelo proposto. A pesquisa teve como instrumento investigativo a análise oriunda de um questionário inicial e de uma ficha de avaliação, aplicadas aos alunos, além de observações dos pesquisadores. Os resultados permitem inferir que o modelo se mostra pertinente, revelando que a explicitação de momentos de evocação do pensamento metacognitivo representa uma alternativa para tornar as atividades desenvolvidas potencialmente mais significativas na aprendizagem.

Biografia do Autor

Sabrina Antunes Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino, Bolsista Iniciação Científica FIPE

Geovane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino, Bolsista iniciação Científica FAPERGS

Maira dos Santos Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino, Bolsista iniciação Científica Cnpq

Ariadne de Freitas Leonardi, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino, Bolsista iniciação Científica FIEX

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Doutora em Educação em Ciências, Professora Adjunto II, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino

Referências

ANDRETTA, I. et al. Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 41, n. 1, p. 7-13, jan./mar. 2010.

ARAGÃO, M. J. Civilização animal: a etologia numa perspectiva evolutiva e antropológica. Pelotas: Editora da União Sul-Americana de Estudos da Biodiversidade, 2006.

ASSIS A. L. A.; BORGHEZAN, H. E PEREIRA L. T. Otimização da experiência do plantio de feijão no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2., 2006, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2006.

BARBOSA, T. C. D.; Educação ambiental e valores: um olhar para os animais venenosos. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BYRNE, J. Progression of children´s ideas and understanding about microbial activity. In: CONFERENCE OF THE EUROPEAN SCIENCE EDUCATION RESEARCH ASSOCIATION, 4., 2003, Edinburgh, Scotland. Proceedings..., ESERA, 2003.

BYRNE, J.; SHARP, J. Children’s ideas about micro-organisms. School Science Review, v. 88, n. 322, sept. 2006.

CAMPANARIO e OTERO. Más allá de las ideas previas como dificultades de aprendizaje: las pautas de pensamiento, las concepciones epistemológicas y las estrategias metacognitivas de los alumnos de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 2, p. 155-169, 2000.

CAVALCANTE, J. S.; CAVALCANTE, J. C.; LICHSTON, J. E. Percepção e Sensibilidade nos Seres Vivos. Natal: EDUFRN, RN, 2 ed. 2011.

COSTA NETO, E. M.; CARVALHO, P. D. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, 22 (2): 423- 428, 2000.

DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 222 f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP. 2005.

FILGUEIRAS, T. S. Botânica para quem gosta de plantas. São Paulo: Livro Pronto, 2008.

FLAVELL, J. H. Developmental studies of mediated memory. In: Reese e Lipsitt (Eds.), Advances in child development and behavior (vol. 5). New York: Academic Press, 1970.

FREITAS, M. A distinção entre ser vivo e ser inanimado: uma evolução por estádios ou um problema de concepções alternativas? Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, v. 2, n. 1, p.33-51,1989.

GOLDSCHMIDT. A. I. O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças. 225 f. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria Tese (Doutorado em Educação em Ciências). 2012.

KWEN, B. H. Teachers’ misconceptions of biological science concepts as revealed in science examination papers. In: International Education Research Conference, 2005, Sydney. Proceedings... Melbourne: AARE, 2005.

LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. de M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico para o Ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v.9, n.2, p. 247-260, 2003.

LAWSON, A. E. The reality of general cognitive operations. Science Education, v. 66, p. 229-241, 1982.

LOPES, M. H. As Florestas, os Rios, os Mares, Eu e os Animais. In: LOPES, M. H. (org) A Criança Descobrindo, Interpretando e Agindo sobre o Mundo. Brasília: UNESCO, Banco Mundial, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Série Fundo do Milênio para a Primeira Infância Cadernos Pedagógicos, 2005. 8 p.

MALACARNE, D.; STRIEDER, V. M. O desvelar da ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, v. 5, n. 7. p. 75-85, maio/2009.

MOURA, M. P. Desenvolvimento do pensamento: um estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização. 2000. Dissertação (mestrado) - Universidade de São Paulo. São Paulo.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia (s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T. Kishimioto, & M. Pinazza, Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado e construindo o futuro (p. 13-36). São Paulo: Artmed, 2007.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 24º ed. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

PINTO, N. B. O Erro como estratégia Didática. O Estudo do Erro no Ensino da Matemática Elementar. 1. ed. Campinas/SP: Papirus, 2000.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.

ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 324 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, SC, 2011.

RUI, H. M. G.; AMADO, M. V. Ensino de Ciências: Os Fungos no nosso cotidiano - Série Guia Didático de Ciências. 1a. Edição. Vitória; Editora IFES, 2013. 72 p.

SANTOS, L. H. S. Biologia dentro e fora da escola. Edt. Mediação: Porto Alegre. 2000.

SILVA, J. N.; GHILARDI-LOPES, N. P. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014.

TOLEDO, M. E. R. O As estratégias metacognitivas de pensamento e o registro matemático de adultos pouco escolarizados. 266 f. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2003.

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2018-07-05