Aproximações entre o monitoramento metacognitivo e a elaboração de portfólio em uma disciplina de Química Geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5578

Palavras-chave:

Portfólio, Metacognição, Ensino de Química, John Flavell, Estratégia metacognitiva.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar as possibilidades do uso do portfólio pedagógico associado ao monitoramento metacognitivo de Flavell (1979), por meio da autoavaliação e autorregulação propiciadas aos estudantes por essa ferramenta, mediadas por devolutivas e orientações dadas constantemente pela docente. Foi feito um estudo de caso de um estudante da Universidade Federal X ao longo de uma disciplina de Química Geral. Foram analisados os registros semanais feitos pelo aluno após cada aula, com suas percepções e autoavaliações e também observou-se o aproveitamento demonstrado nas duas provas aplicadas na disciplina. Os resultados indicam uma melhora de desempenho e de atitude do estudante, com sua participação ativa no processo, proposições de estratégias mais adequadas ao seu estudo e uma melhor organização devido ao monitoramento metacognitivo proposto neste estudo. Assim, verificou-se que é possível fazer a aproximação do uso dos portfólios em sala de aula com o referencial de John Flavell sobre o monitoramento metacognitivo e que o portfólio, assim como sua condução pela docente, teve uma participação positiva no processo de aprendizado dos conteúdos da disciplina de Química Geral pelo aluno analisado.

Biografia do Autor

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta da licenciatura em química da Universidade Federal do ABC

Natália Cristina Barbosa Alves, Universidade Federal do ABC

Mestranda - UFABC

Referências

ALVES, L. P. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 5, 2003.

BASSO JÚNIOR, A.F.; PERSCH, L.L.; KIEKOW, A.; SEBEN, P.S.; GUBERT, F.; TONDOLO, V.A.G. Triangulação: Uma Ferramenta de Validade e Confiabilidade. SINERGIA-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 20, n. 1, p. 19-28, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez. Portugal, Porto Editora, 1994, 355p.

BONA, A.S.; BASSO, M.V.A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 399-416, 2013.

BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: A problem of metacognition. In: Glaser, R. (Org.), Advances in instructional psychology, Hillsdale, N.J.: Erlbaum, 1978, p.77-165.

COTTA, R.M.M.; COSTA, G, D.; MENDONÇA, E.T. Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas. Interface: comunicação, saúde e educação, v.19, n. 54, p.573-588, 2015.

CRESWELL, John W.; Qualitative Inquiry & Research design: choosing among five approaches. Sage Publications: California, 2007, 395p.

FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição e seus contornos. Revista Iberoamericana de educación, 2003.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum, 1976, p. 231-235..

FLAVELL, J.H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FROTA, M. M. A.; MENEZES; L. M. B. D.; ALENCAR, C. H.; JORGE, L. D. S.; ALMEIDA, M. E. L. D. O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia: Adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Revista da ABENO, v. 11, n. 1, p. 23-28, 2011.

GOMES, A.S.A; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12, n.24, p.53-72, jul. 2016..

LOCATELLI, S.W. A análise da manifestação de elementos de metavisualização na aprendizagem de Química. Dissertação – Universidade de São Paulo – São Paulo, 155p, 2011.

LOCATELLI, S.W. A percepção de graduandos acerca de um processo avaliativo em práticas de ensino de Química - é possível avaliar de forma diferente? Revista Docência do Ensino Superior, v.7, n.2, p.13-33, 2017.

MINAYO, M.C.S Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Em Pesquisa social: teoria, método e criatividade. MINAYO, M.C.S (Org). Editora Vozes, 5. ed. 1996.

NEVES, A.S.C.; GUERREIRO, J.M. A.; DE AZEVEDO, G.R. Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 1, 2015.

PEREIRA, M.M.; ANDRADE, V.A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.3, p. 663-674, 2012.

RANGEL, J.N.M.; NUNES, L.C. O portfólio no ensino superior: práticas avaliativas em diferentes ambientes de aprendizagem. Pro-posições, v. 17, n. 3, p. 167-180, 2016.

RAPHAEL, H. S. Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação educacional, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n.12, jul./dez. 1995.

RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.

SANTOS, D. A.; AGUIAR, M. G. G. O portfólio como instrumento didático: o processo de construção/constituição do “ser professor”. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, 2016.

STAKE, R.E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

TANJI, S., SILVA, C.M.S.L.M.D. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, v.16, n.3, p.392-398, 2008.

TOBIAS, S; EVERSON, H. T. Knowing what you know and what you don´t: further research on metacognitive knowledge monitoring. Research Report n. 2002-3, College Entrance Examination Board: New York – USA, 2002.

Downloads

Publicado

2018-07-05