O saber-realidade e a constituição docente: filosofando a Educação Matemática contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5741

Palavras-chave:

saber-realidade, identidades docentes, uso pedagógico da realidade, práticas pedagógicas

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar as narrativas docentes a partir do que interpretamos como uso pedagógico da realidade na Educação Matemática. Os excertos selecionados de um congresso do campo referido foram organizados segundo suas semelhanças possibilitando a constituição de identidades docentes que representam, controlam, regulam o uso pedagógico da realidade. Nosso viés teórico é pautado nos estudos de Michel Foucault a partir da perspectiva pós-estrutural. Assim, atentos a essas representações, as produções da rede discursiva em Educação Matemática, buscamos tensionar como os discursos em torno da docência constituem um saber específico sobre a docência contemporânea. Não apenas constituem, mas são constituídos do que denominamos saber-realidade. Tal maneira de produzir a docência segue compondo os entendimentos; segue regulando e orientando as práticas pedagógicas em prol de uma matemática contextualizada, utilitarista, lúdica, significativa. Enfim, uma matemática que esteja em todos os lugares, que pertença a todos.

Biografia do Autor

Gilberto Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática (UFRGS). Mestre em Educação em Ciências (PPGQVS/UFRGS) e Doutorando em Educação e Ciências (PPGEC/UFRGS).

Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do departamento de Ensino e Currículo - FACED/UFRGSDocente dos programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências (PPGEC/UFRGS) e em Educação (PPGEDU/UFRGS).

Referências

BAMPI, Lisete Regina. O discurso da educação matemática: um sonho da razão. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetiké, v.18, p.545-588, 2010.

BORJA, Margarete Fátima, et al. Formação em serviço de professores do ensino fundamental: um estudo a partir da resolução de problemas matemáticos. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 432-442, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

CEOLIN, Taíse; NEHRING, Cátia Maria. A experiência de uma futura professora com alunos de 5ª série utilizando jogos matemáticos e materiais concretos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_04.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

DESSBESEL, Renata da Silva; CURY, Helena Noronha. A estatística ensinada em escolas públicas de cruz alta: uma pesquisa com professores. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 116-126, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em: 26.mai.2015.

DREHER, Marusa da Rosa; SEIBERT, Tania Elisa. A matemática e o tema transversal “meio ambiente” através do método de projetos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_29.pdf. Acesso em 16.out.2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Verdade, poder e si mesmo. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. – 3 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.

GOMES, Kelly Amorim; VARGAS, Paulo Roberto Ribeiro. Ensino e aprendizagem de matemática financeira utilizando um ambiente de modelagem matemática: um estudo de caso na educação de jovens e adultos do ensino médio. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 362-369, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.

LAZZARDI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 661-666, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

MORAES, Daiana; CURY, Helena Noronha. Uma experiência de resolução de problemas com alunos de quinta série do ensino fundamental. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_03.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

NICARETTA, Elisângela Isabel. A utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 168-176, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PEREIRA, Juliane Sbaraine; NEHRING, Cátia Maria. Confronto com a realidade escolar: compreensão e significado a aprendizagem matemática. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. - Ed. UNIJUI, Ijui/RS, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_06.pdf. Acesso em 16.out.2018.

PEREZ, Evelize Martins Kruger; MENEGAZZI Marlene. As mídias e a educação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 229-234, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.

SANTOS, Gilberto Silva dos; SANTOS, Suelen Assunção. Docências em educação matemática: composições estéticas. Anais do X ANPED SUL, Florianópolis, p. 1-21, 2014. Disponível em: xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2024-0.pdf. Acesso em: 16.out. 2018.

SANTOS, Gilberto Silva dos. Saber-realidade: das prescrições aos desejos de constituir docências na educação matemática contemporânea. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

SANTOS, Suelen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

SELVA, Kelly Regina; CAMARGO, Mariza. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em 25.mai.2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SOPPELSA, Janete Jacinta Carrer; MILANI, Raquel. A matemática financeira como auxílio à reflexão sobre a compra de bens de consumo. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_13.pdf. Acesso em 26.mai.2015.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-11