O estudo de aula na formação continuada: análise de uma aula de matemática do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Simone Dias da Silva Universidade Cruzeiro do Sul, SP
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul, SP

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5754

Palavras-chave:

ensino de matemática, formação continuada, estudo de aula

Resumo

O artigo traz o recorte de uma tese de doutorado em andamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na análise de um episódio ocorrido no âmbito de um projeto de formação continuada em matemática voltada para professores dos anos iniciais. Teve por objetivo analisar o processo de investigação da própria prática por meio do Estudo de Aula de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental. O movimento de planejamento, execução e análise da aula de matemática proposto pelo Estudo de Aula, mostrou ser eficaz ao revelar conflitos e equívocos entre o que foi planejado e executado, bem como manifestações reflexivas da professora a respeito de sua atuação.  

Biografia do Autor

Simone Dias da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre no Ensino de Ciências e Matemática, Doutoranda do Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Doutora em Educação Matemática - Departamento de Ciências e Matemática, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2018-11-11