CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO LULA DA SILVA

Autores

  • José Renato Bez de Gregório Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18542/rve.v12i1.1001

Resumo

Resumo: O interesse desse estudo concentra-se nas propostas e nos programaseducacionais dirigidos à população pobre das províncias do Amazonas e do Pará.A população dispersa pelo imenso território constituía um obstáculo à difusão dainstrução, argumento explorado exaustivamente pelos administradores em seusrelatórios. Elegeu-se a escola primária pública como uma instituição importante paraanálise, por sua inserção nos lugares mais distantes e pouco povoados da região. Oobjetivo consistiu em analisar a trajetória da expansão da instrução pública primárianas províncias amazônicas, no período de 1870 a 1889, problematizando as estatísticasescolares do período e articulando-as aos debates, embates e às práticas educacionaisna região. Palavras-chave: Instrução pública. Estatística escolar. Amazonas. Pará. 1870-1889.

Biografia do Autor

José Renato Bez de Gregório, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense). Assistente em Administração (Universidade Federal Fluminense).

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Publicado

2012-12-08

Edição

Seção

Artigos Científicos Originais